quarta-feira, 8 de julho de 2009

Os mass media têm vindo a influenciar todo o sistema de vida das populações através da imensa comunicação, informação, feita pela televisão, rádio, jornais, telemóveis e Internet. Influenciaram a economia, com uma maior rapidez, na troca de produtos entre os países. Também teve influência nas culturas dos povos, difundindo-as, tudo isto porque temos acesso muito fácil à informação de outros países, através da Internet e televisão.
Podemos facilmente comunicar com outra pessoa que está do outro lado do mundo através da Internet ou do telemóvel. Tudo isto aproxima cada vez mais as pessoas.
No entanto, é importante pensar bem na influência negativa que os meios de comunicação podem trazer, como provocar gastos excessivos comprando coisas que não precisamos, induzindo as crianças com brinquedos e outros produtos publicitados, para fazerem com que os pais gastem dinheiro comprando esses produtos. Estes meios também influenciaram a escrita através dos telemóveis, abreviando ao máximo as frases trocando palavras por uma só letra.
Com tudo isto os media impulsionaram a sociedade capitalista e o consumo em massa, porque o objectivo já não é de informar mas de entreter, vender. A sociedade passou a ser um alvo fácil para os capitalistas, onde só o poder e o dinheiro conta.
Estamos no tempo da globalização. Será bom! Será mau! Só o tempo o dirá.

Sem comentários:

Enviar um comentário