quarta-feira, 8 de julho de 2009

A evolução dos meios de comunicação

Com o aparecimento das novas sociedades de consumo, características do século XX, a evolução dos meios de comunicação cresceu rapidamente e influenciou, positiva ou negativamente, dependendo do ponto de vista de cada indivíduo, os costumes, as tradições, a gastronomia, a arquitectura, entre outros aspectos… Enfim, tudo ou quase tudo, pode mudar.
Cada um de nós, independentemente da idade, da raça ou do sexo, é livre para aderir ao que os meios de comunicação divulgam, sem, no entanto, perder a sua própria identidade e sentido crítico. Todavia, determinados tipos de público são mais susceptíveis às menagens que são veiculadas pelos media , nomeadamente as crianças, visto que são um público alvo bastante delicado, porque ainda não possuem espírito crítico. Assim como os idosos, pois são aqueles que menos aderem por serem a faixa etária que revela maiores dificuldades no manuseamento das novas TIC (tecnologias de informação e comunicação), como por exemplo: os telemóveis e a Internet.
Por seu lado, os indivíduos mais informados (pais, netos, professores, educadores…) têm o dever e/ou obrigação de ajudar e alertar os públicos atrás mencionados para os perigos/riscos ou, então, os benefícios provenientes dos novos meios de comunicação.
Trabalho realizado por Patrícia Melo.

Sem comentários:

Enviar um comentário