quarta-feira, 8 de julho de 2009

A evolução dos meios de comunicação na sociedade de massas

Com o aparecimento das novas sociedade de consumo, características do século XX, os meios de comunicação de massa, que se deveriam afirmar como independentes, na informação, e ter como principal objectivo informar a população, estão cada vez mais sujeitos a interesses económicos e políticos. Um exemplo disso é a excessiva publicidade, a escassez de programas culturais e excesso de programas violentos com o único objectivo de obter mais audiências, no caso da televisão.
Por exemplo, no caso das crianças, podemos considerar que os meios de massas, como é o caso da Internet, podem ter benefícios, na sua educação. Estes meios, podem permitir-lhes ter conhecimentos para além daqueles que teriam acesso no caso de não serem utilizadas as novas TIC (tecnologias de informação e comunicação), mas deverão ser sempre vigiados por adultos conhecedores destas tecnologias por forma a que, uma ferramenta, por tudo aquilo que tem de útil, não seja utilizada por tudo aquilo que não interessa e que está igualmente à distância de um click, pois sabemos que, as crianças adoptam comportamentos violentos baseados no que vêem na televisão e que lhes é, igualmente, permitido tirar da Internet. É-lhes dada a conhecer uma realidade muito violenta, e que não corresponde à verdade, sabemos que a violência existe, que faz parte da sociedade, mas, ao contrário do que os meios de comunicação de massa induzem às crianças, a violência não é aceitável.
Outra faixa etária a ter em conta, são os idosos, devido ao facto de serem aqueles que menos aderem às novas TIC, nomeadamente Internet, e que pelo facto de consumirem mais informação televisiva, que como falei anteriormente é cada vez de menor qualidade, com cada vez menos horas diárias de informação, em canal aberto, em detrimento de programas de entretenimento e telenovelas, estão mais sujeitos a ter a informação que lhes chega como verídica, o que sabemos que nem sempre é verdade.
Podemos, portanto, concluir que, cada vez mais os meios de comunicação são utilizados como instrumentos manipuladores da população, em que nós que os consumimos, devemos sempre ter a atenção de filtrar essa mesma informação transmitida, por forma de aquilatar dos seus riscos ou benefícios.

Sem comentários:

Enviar um comentário