A escrita foi, durante muito tempo, a principal tecnologia intelectual de armazenamento e divulgação das ideias, mas, ainda não satisfeito, o homem continuou a sonhar com outras formas de comunicação que o aproximassem mais facilmente de outras culturas e divulgassem o saber produzido com maior rapidez e amplitude. O homem procurava conquistar um meio mais rápido de comunicação, e dedicou-se a aperfeiçoar os meios de que dispunha para diminuir a barreira da distância e do tempo, solucionar o problema da velocidade, pois somente após horas, dias, semanas é que a mensagem escrita no papel chegava às mãos do destinatário.
Um novo marco na história das comunicações estabeleceu-se com a invenção do rádio. Este tinha possibilidades de alcance muito maiores e chegava mais rapidamente que qualquer outra media, principalmente em áreas cujo público letrado era bastante reduzido. O rádio, explorando a oralidade e a ideia da transmissão ao vivo, entrou facilmente nos lares. Como sua forma de transmissão e recepção necessitava apenas de uma estação emissora e aparelhos de recebimento, a mensagem podia chegar facilmente às pessoas, inicialmente em suas casas e, mais tarde, com o surgimento de aparelhos portáteis, a qualquer parte onde esse aparelho fosse levado. Com o rádio, desenvolveu-se toda uma técnica de comunicação sonora em que o ouvinte era envolvido por uma série de recursos que o levam a viver virtualmente (recorrendo ao seu imaginário) uma situação proposta, como, por exemplo, nas peças de teatro ou novelas transmitidas radiofonicamente. Os efeitos utilizados para simular chuvas, trovoadas, incêndios e toda uma infinidade de ruídos tinham como finalidade reproduzir uma cena real.
Popularizou-se na década de 70 a televisão. A partir de então, não só a palavra em forma de som poderia viajar pelo espaço, também a imagem em simultâneo o podia fazer. É uma forma de comunicação em que a palavra passa a dividir espaço com a imagem. A informação, além de ser falada, pode ser lida, vista, interpretada pelo receptor. A visão, sentido tão privilegiado na nova cultura, passa a ser o centro de explorações. Para o telespectador, assistir ao noticiário na televisão possui outro significado, há uma relação visual com quem transmite a informação, não é mais uma voz anónima ou um texto de alguém que não se pode imaginar quem seja. É uma pessoa que fala e se mostra a quem a assiste. A relação sujeito-transmissor-receptor mudou. O telespectador estreitou sua relação com o apresentador.
Com a evolução dos meios de comunicação o aparecimento da internet no final do século XX, ocorre o agrupamento de todas as tecnologias anteriores. Surge uma tecnologia mais eficaz, que oferece todas as possibilidades já exploradas na imprensa, no rádio, na televisão, a possibilidade de interacção e a velocidade com que tudo ocorre são inovadoras. O utilizador não fica restrito ao papel de receptor passivo, há a possibilidade de escolha, há decisões que podem ser tomadas. O volume de informações emitidas é maior, bem como a rapidez com que chegam aos lares, criando situações que as tecnologias anteriores não possibilitavam.
Pode-se ler o jornal de qualquer parte do mundo, assistir a uma entrevista, participar em conferências, ouvir músicas das mais longínquas regiões do planeta, trocar correspondências, ler, discutir, conversar, tudo em um único aparelho, uma “máquina comunicacional” chamada computador. Máquina que está conectada a milhares de outras, formando uma complexa rede, um Mundo por explorar.
Não há dúvida que a tecnologia é um avanço, mas a tecnologia embora seja positiva, não é perfeita. Exige igualmente uma maior necessidade da educação para os media. A globalização das redes de informação e dos serviços de comunicação e informação, trazem consigo uma enorme facilidade de acesso à informação e à comunicação, mas também novos riscos, como constantemente assistimos nas notícias que nos chegam diariamente, desde a duvidosa credibilidade da abundante informação disponibilizada pelos medis e a facilidade com que são deturpadas as informações.
Vivemos num Mundo mediático, em que o que é chocante ou bizarro, vende mais que a informação pura, sem floreados ou apresentação de factos fictícios e ilícitos.
Em suma os media com o poder que as novas tecnologias lhes deram, são a arma do século XXI, poderosa e nefasta se utilizada por pessoas sem escrúpulos.
Hoje estamos habituados a ver os julgamentos mediáticos diariamente e passivamente nos nossos lares, são como tribunais com leis próprias, e com sentenças por vezes fatais a quem fica emaranhado nas novelas por eles criadas.
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Ultima edição da Taça
Ultima edição da taça Uefa
Pois é, caríssimos amigos, este ano foi excelentemente “fatal” para o “maior” Benfica, a contratação louca de jogadores aliciados para irem jogar para um dito clube com mística, foi o negócio da vida de Luís Filipe Vieira. Ora vejamos, começaram com a contratação de um técnico com o nome de Quique Flores! Ó meus amigos, um técnico com este nome incentiva qualquer adversário a ganhar!
Depois de terem emprestado o único jogador que poderia manter o respeito, claro que me estou a referir ao Zoro, a credibilidade de equipa viril, desvaneceu-se ao longo do penoso campeonato, deixando as competências da liga dos campeões a cargo de equipas como o Porto e Sporting. Resta-nos saber se numa próxima contratação não irá aparecer pelos lados da Luz, um tal de Robin Wood, para tentar roubar uns campeonatos ao Porto!
Mas o que ninguém reparou, foi que a FIFA anunciou o final da Taça UEFA , que era a esperança dos jogadores do Benfica se deslocarem de Avião! Convenhamos que isto não se faz a ninguém, muito menos a quem vem por engano.
Ainda a novela da época não começou, e os apelos em massa por um Santo Erickson eram mais que muitos, mas nem o santo os atendeu, preferindo cair do altar do que entrar na Luz novamente. Então Luís Filipe Vieira, mexeu uns cordelinhos e recorreu a uma identidade máxima Jesus. Pois é amigos, eles já pedem a intervenção divina para saírem da desgraça em que se encontram, mas no meu ver, mais uma vez não irá chegar, para o mal de dito clube, seria melhor contratarem o próprio Deus.
Mas eu aviso, e olhem que tenho razão, Portugal antes do fim da próxima temporada de futebol, vai converter-se ao Islamismo, é verdade, acreditem que daqui por poucos meses vão haver cerca de 6 milhões contra Jesus.
Pois é, caríssimos amigos, este ano foi excelentemente “fatal” para o “maior” Benfica, a contratação louca de jogadores aliciados para irem jogar para um dito clube com mística, foi o negócio da vida de Luís Filipe Vieira. Ora vejamos, começaram com a contratação de um técnico com o nome de Quique Flores! Ó meus amigos, um técnico com este nome incentiva qualquer adversário a ganhar!
Depois de terem emprestado o único jogador que poderia manter o respeito, claro que me estou a referir ao Zoro, a credibilidade de equipa viril, desvaneceu-se ao longo do penoso campeonato, deixando as competências da liga dos campeões a cargo de equipas como o Porto e Sporting. Resta-nos saber se numa próxima contratação não irá aparecer pelos lados da Luz, um tal de Robin Wood, para tentar roubar uns campeonatos ao Porto!
Mas o que ninguém reparou, foi que a FIFA anunciou o final da Taça UEFA , que era a esperança dos jogadores do Benfica se deslocarem de Avião! Convenhamos que isto não se faz a ninguém, muito menos a quem vem por engano.
Ainda a novela da época não começou, e os apelos em massa por um Santo Erickson eram mais que muitos, mas nem o santo os atendeu, preferindo cair do altar do que entrar na Luz novamente. Então Luís Filipe Vieira, mexeu uns cordelinhos e recorreu a uma identidade máxima Jesus. Pois é amigos, eles já pedem a intervenção divina para saírem da desgraça em que se encontram, mas no meu ver, mais uma vez não irá chegar, para o mal de dito clube, seria melhor contratarem o próprio Deus.
Mas eu aviso, e olhem que tenho razão, Portugal antes do fim da próxima temporada de futebol, vai converter-se ao Islamismo, é verdade, acreditem que daqui por poucos meses vão haver cerca de 6 milhões contra Jesus.
Tampão malandro
Nunca pensei que iria ter um momento diferente logo pelo início da tarde, numa empresa, à qual me desloquei por motivos profissionais, e onde sou tratado por toda a gente que lá trabalha como fazendo parte da mesma desde há já alguns anos. Devo dizer, que esta empresa tem gente bastante divertida e profissional.
Nesta empresa a cozinha é junto ao WC das senhoras, de modo que não existe qualquer privacidade na questão de se ter liberdade referente aos gases corporais acumulados.
Já tenho pensado! Como farão em ocasiões de aperto ou mesmo de descuido.
Ora, não querendo fugir ao que me propus relatar, estava eu a tomar um segundo café após o almoço na dita cozinha desta empresa com a Mariete, (que por sinal é boa como milho), quando repentinamente surge a Vitória, vinda do tal WC com algo na mão não perceptível àquela distância, e quando chega junto de mim olha nos meus olhos, e prontamente diz:
- Joaquim, você por acaso sabe que é isto?
Olhei, e respondi – sei, é um tampão íntimo de senhora usado em alturas mais críticas.
Rimo-nos.
Neste preciso momento, entra o João e fazemos-lhe a mesma pergunta, à qual ele olha, pega e com um ar aparvalhado, olhos arregalados, respondeu: -- não, não sei.
Pergunto-lhe -- mas tu não és casado?
A tua mulher não usa destes objectos? - Responde prontamente corado, desses cilindros ela não usa de certeza e nem sei para que servem.
É nesta altura que chega a dona do dito tampão (esta senhora é de idade e extrovertida) olha para o João (que nesta altura ainda tinha o tampão na mão) e pergunta-lhe:
- Que fazes com o meu tampão do Benfica na mão? Ó parvalhão!
Em uníssono explicamos à Palmira a situação.
Ela por sua vez sendo a matriarca, começa por explicar maliciosamente ao colega a funcionalidade da coisa, como a colocar, onde e quais os seus efeitos dentro do seu genital.
Naturalmente as minhas duas cabeças principais, (a pensante e a rebelde) não contando com as outras vinte, ao ouvir tal explicação tão maliciosamente contada e com todos os pormenores começam por ceder e vai daí cria-me um certo volumoso embaraço.
Moral da história
Se não queres ter destes embaraços tens duas soluções;
1º Não ouças a Palmira
2º Não vais aquela empresa
PS
(No caso de lá ires confirmar a história com a Palmira, amarra o rebelde agitador.)
Nesta empresa a cozinha é junto ao WC das senhoras, de modo que não existe qualquer privacidade na questão de se ter liberdade referente aos gases corporais acumulados.
Já tenho pensado! Como farão em ocasiões de aperto ou mesmo de descuido.
Ora, não querendo fugir ao que me propus relatar, estava eu a tomar um segundo café após o almoço na dita cozinha desta empresa com a Mariete, (que por sinal é boa como milho), quando repentinamente surge a Vitória, vinda do tal WC com algo na mão não perceptível àquela distância, e quando chega junto de mim olha nos meus olhos, e prontamente diz:
- Joaquim, você por acaso sabe que é isto?
Olhei, e respondi – sei, é um tampão íntimo de senhora usado em alturas mais críticas.
Rimo-nos.
Neste preciso momento, entra o João e fazemos-lhe a mesma pergunta, à qual ele olha, pega e com um ar aparvalhado, olhos arregalados, respondeu: -- não, não sei.
Pergunto-lhe -- mas tu não és casado?
A tua mulher não usa destes objectos? - Responde prontamente corado, desses cilindros ela não usa de certeza e nem sei para que servem.
É nesta altura que chega a dona do dito tampão (esta senhora é de idade e extrovertida) olha para o João (que nesta altura ainda tinha o tampão na mão) e pergunta-lhe:
- Que fazes com o meu tampão do Benfica na mão? Ó parvalhão!
Em uníssono explicamos à Palmira a situação.
Ela por sua vez sendo a matriarca, começa por explicar maliciosamente ao colega a funcionalidade da coisa, como a colocar, onde e quais os seus efeitos dentro do seu genital.
Naturalmente as minhas duas cabeças principais, (a pensante e a rebelde) não contando com as outras vinte, ao ouvir tal explicação tão maliciosamente contada e com todos os pormenores começam por ceder e vai daí cria-me um certo volumoso embaraço.
Moral da história
Se não queres ter destes embaraços tens duas soluções;
1º Não ouças a Palmira
2º Não vais aquela empresa
PS
(No caso de lá ires confirmar a história com a Palmira, amarra o rebelde agitador.)
“A importância do computador”
Qual a importância de ter um computador em casa nos dias de hoje, o resultado, revela uma “paixão” do computador, e que o seu papel é muito idêntico ao papel que a televisão tinha há alguns anos atrás, eu chamo-lhes de computo dependentes.
Na altura em que se vai comprar um computador existem vários factores a ter em conta, não são só as condições de acesso à informação, ou as ferramentas de comunicação, ou a diversão. O aspecto emocional também é muito fundamental, visto que não conseguem viver sem computador. Daí a ideia que o computador neste momento possui o papel que a televisão possuía há alguns anos atrás.
No momento em que se vai comprar o computador, na hora da decisão final, a decisão da compra é baseada principalmente na qualidade, na marca e no preço, o que na minha opinião não está muito correcto, penso que existem vários tipos, cada um deles tem uma finalidade diferente a dar ao seu computador, deveria primeiro ver quais as suas necessidades, e só depois comprar um computador, em vez de comprar algo que não lhe venha a dar o uso devido, ou seja, eu não comprava um Ferrari para o deixar na garagem.
Todas as pessoas mostram uma forte relação com a tecnologia, mas um dos principais motivos para obterem um computador, foi a Internet, eu também acho que um computador sem Internet é a mesma coisa que um jardim sem flores. “As horas de acesso são as horas pós laborais, ou seja, durante a noite, quando todos regressam a casa, quando a Maria está a fazer o jantar, o Manuel está sentado em frente ao computador durante uma média de 2h por dia, ou mesmo durante a madrugada enquanto a Maria vê as novelas… “
Isto mostra também que a maioria das pessoas, ao comprarem um computador, deveriam informar-se sobre o assunto com algum amigo, ou com alguém mais entendido, que o pudesse esclarecer de várias situações, mesmo para não ser “roubado” no momento da compra, é que as aparências iludem, e as pessoas têm a mania de comprar o que é bonito, ou porque também queria um, esquecendo-se do que é bom. O que a maioria das pessoas faz é pedir informações na própria loja, e claro os lojistas normalmente querem é vender, seja bom ou mau para eles não lhes interessa, interessa é vender.
Para terminar, digo que toda a sociedade actual não procura somente os chamados equipamentos básicos, o que quanto a mim é normal, depois de revelado que todos eles tinham uma forte ligação com a tecnologia, logicamente gostam é de ter a companhia do computador.
O mundo já não passa sem o computador, na verdade podia bem passar sem ele mas já não é a mesma coisa.
Qual a importância de ter um computador em casa nos dias de hoje, o resultado, revela uma “paixão” do computador, e que o seu papel é muito idêntico ao papel que a televisão tinha há alguns anos atrás, eu chamo-lhes de computo dependentes.
Na altura em que se vai comprar um computador existem vários factores a ter em conta, não são só as condições de acesso à informação, ou as ferramentas de comunicação, ou a diversão. O aspecto emocional também é muito fundamental, visto que não conseguem viver sem computador. Daí a ideia que o computador neste momento possui o papel que a televisão possuía há alguns anos atrás.
No momento em que se vai comprar o computador, na hora da decisão final, a decisão da compra é baseada principalmente na qualidade, na marca e no preço, o que na minha opinião não está muito correcto, penso que existem vários tipos, cada um deles tem uma finalidade diferente a dar ao seu computador, deveria primeiro ver quais as suas necessidades, e só depois comprar um computador, em vez de comprar algo que não lhe venha a dar o uso devido, ou seja, eu não comprava um Ferrari para o deixar na garagem.
Todas as pessoas mostram uma forte relação com a tecnologia, mas um dos principais motivos para obterem um computador, foi a Internet, eu também acho que um computador sem Internet é a mesma coisa que um jardim sem flores. “As horas de acesso são as horas pós laborais, ou seja, durante a noite, quando todos regressam a casa, quando a Maria está a fazer o jantar, o Manuel está sentado em frente ao computador durante uma média de 2h por dia, ou mesmo durante a madrugada enquanto a Maria vê as novelas… “
Isto mostra também que a maioria das pessoas, ao comprarem um computador, deveriam informar-se sobre o assunto com algum amigo, ou com alguém mais entendido, que o pudesse esclarecer de várias situações, mesmo para não ser “roubado” no momento da compra, é que as aparências iludem, e as pessoas têm a mania de comprar o que é bonito, ou porque também queria um, esquecendo-se do que é bom. O que a maioria das pessoas faz é pedir informações na própria loja, e claro os lojistas normalmente querem é vender, seja bom ou mau para eles não lhes interessa, interessa é vender.
Para terminar, digo que toda a sociedade actual não procura somente os chamados equipamentos básicos, o que quanto a mim é normal, depois de revelado que todos eles tinham uma forte ligação com a tecnologia, logicamente gostam é de ter a companhia do computador.
O mundo já não passa sem o computador, na verdade podia bem passar sem ele mas já não é a mesma coisa.
Ministro 'SS'
O sempre polémico Manuel Pinho desta vez não comenta, embora diga sempre qualquer coisa. O presidente do Governo Regional da Madeira esteve no Algarve e não perdeu oportunidade para falar do assunto do momento.
«Eu fiz dois voos, cheguei aqui, a Faro, liguei a televisão e não percebi nada. Uma história qualquer de gestos e eu a pensar deve ser hoje o dia da educação na Assembleia da República e foram uns meninos que foram lá e fizeram gestos malcriados, qualquer coisa esquisita que aconteceu», começou por dizer aos jornalistas, continuando a contar a sua visão da história.
«Vi o ministro 'SS' a dizer que pedia desculpa não sei de quê, e pensei: Mais uma trapalhada destes tipos. Mais tarde, depois do jantar, disseram-me que o ministro da Economia tinha sido demitido. E eu perguntei, porque foi demitido? E disseram-me, porque fez uns corninhos», gracejou.
Perguntaram-lhe se era algo que não se fizesse na Madeira:
«Nós na Assembleia Regional da Madeira, fazemos humor e sátira mas sempre de uma maneira que não leva à demissão, seja de quem for».
Mas será que o presidente do Governo Regional quer comentar?
É um ministro que não pretendo comentar, porque não fez nada de especial nestes anos todos. Assim não é por fazer uns corninhos que vou agora fazer comentários. Se fossemos a pô-los na rua pelo que fizeram e que não é digno, inclusivamente até instrumentalizar o Estado para fins partidários, então já deviam estar todos na rua há três anos».
Cá temos de novo o "grande democrata" Alberto João a dar lições...de verborreia. Enfim, o seu dia, há-de chegar. Chega a todos.
O sempre polémico Manuel Pinho desta vez não comenta, embora diga sempre qualquer coisa. O presidente do Governo Regional da Madeira esteve no Algarve e não perdeu oportunidade para falar do assunto do momento.
«Eu fiz dois voos, cheguei aqui, a Faro, liguei a televisão e não percebi nada. Uma história qualquer de gestos e eu a pensar deve ser hoje o dia da educação na Assembleia da República e foram uns meninos que foram lá e fizeram gestos malcriados, qualquer coisa esquisita que aconteceu», começou por dizer aos jornalistas, continuando a contar a sua visão da história.
«Vi o ministro 'SS' a dizer que pedia desculpa não sei de quê, e pensei: Mais uma trapalhada destes tipos. Mais tarde, depois do jantar, disseram-me que o ministro da Economia tinha sido demitido. E eu perguntei, porque foi demitido? E disseram-me, porque fez uns corninhos», gracejou.
Perguntaram-lhe se era algo que não se fizesse na Madeira:
«Nós na Assembleia Regional da Madeira, fazemos humor e sátira mas sempre de uma maneira que não leva à demissão, seja de quem for».
Mas será que o presidente do Governo Regional quer comentar?
É um ministro que não pretendo comentar, porque não fez nada de especial nestes anos todos. Assim não é por fazer uns corninhos que vou agora fazer comentários. Se fossemos a pô-los na rua pelo que fizeram e que não é digno, inclusivamente até instrumentalizar o Estado para fins partidários, então já deviam estar todos na rua há três anos».
Cá temos de novo o "grande democrata" Alberto João a dar lições...de verborreia. Enfim, o seu dia, há-de chegar. Chega a todos.
importancia dos meios de comunicação
A Evolução dos Meios de Comunicação na Sociedade de Massas”
A verdadeira evolução dos meios de comunicação começa no final do século XIX, princípio do séc. XX, era da Revolução Industrial.
Nesta época a tecnologia ainda era escassa, apenas existindo a imprensa, a rádio, e o telefone.
A Revolução Industrial, originou o êxodo populacional do campo para as cidades, este fenómeno junto com a estandardização, teve como consequência a diversidade de produtos, o abaixamento dos preços, dos bens existentes na época, a melhoria da qualidade de vida da população, o aparecimento da televisão e do cinema, uma maior divulgação dos mass média, divulgando as noticias mundiais possíveis, transmitindo maiores conhecimentos ao mundo, deixando este de ser um exclusivo das grandes elites.
Com o avanço da Revolução Industrial, o fim do Cash na bolsa de NY e da 2º Guerra Mundial (guerras/acelerador das tecnologias), realizou-se todo um processo evolutivo das novas tecnologias definindo uma relação entre os meios de comunicação e a sociedade da informação, e daí até aos nossos dias, houve uma evolução estrondosa e muito rápida das novas tecnologias em todas as áreas cientificas, completando-se com a globalização, que é um fenómeno capitalista e complexo, abrangendo a politica, a economia, a sociedade e a cultura.
A globalização, encontra-se em curso principalmente nos países desenvolvidos, assim como as novas tecnologias e afectam todas as áreas da sociedade, principalmente a da comunicação, onde é mais visível o uso da Internet, permitindo um fluxo e troca de ideias e informações entre outras, sem critérios, sendo a informação que chega, chega sempre em primeiro lugar, e tem como consequência, entraves à resolução das/os
situações/problemas… tendo apenas como factor de limitação a barreira linguística.
Tal como no passado, dentro de poucos anos, esta tecnologia que existe hoje, será ultrapassada pela que se adivinha de fibra ótica, a nanotecnologia e por outras que ainda não têm nome.
Esta nova era tecnológica, irá impor novos meios essenciais ao desenvolvimento da sociedade capitalista.
Esta máxima, continua actual:
… Guerra de audiências… os jornais caíram no sensacionalismo,… exploração do sentimento,... como, uma técnica de vendas.
… cujo único objectivo é obter o máximo de lucro … independentemente da forma. … subvertidos,… Imprensa jornalismo… objectivo já não é informar… é entreter e vender.
-Passou-se de uma sociedade do ser, em que o ser humano era considerado pelas suas capacidades e virtudes, para uma sociedade do ter, do poder, onde o capital é rei e senhor.
A verdadeira evolução dos meios de comunicação começa no final do século XIX, princípio do séc. XX, era da Revolução Industrial.
Nesta época a tecnologia ainda era escassa, apenas existindo a imprensa, a rádio, e o telefone.
A Revolução Industrial, originou o êxodo populacional do campo para as cidades, este fenómeno junto com a estandardização, teve como consequência a diversidade de produtos, o abaixamento dos preços, dos bens existentes na época, a melhoria da qualidade de vida da população, o aparecimento da televisão e do cinema, uma maior divulgação dos mass média, divulgando as noticias mundiais possíveis, transmitindo maiores conhecimentos ao mundo, deixando este de ser um exclusivo das grandes elites.
Com o avanço da Revolução Industrial, o fim do Cash na bolsa de NY e da 2º Guerra Mundial (guerras/acelerador das tecnologias), realizou-se todo um processo evolutivo das novas tecnologias definindo uma relação entre os meios de comunicação e a sociedade da informação, e daí até aos nossos dias, houve uma evolução estrondosa e muito rápida das novas tecnologias em todas as áreas cientificas, completando-se com a globalização, que é um fenómeno capitalista e complexo, abrangendo a politica, a economia, a sociedade e a cultura.
A globalização, encontra-se em curso principalmente nos países desenvolvidos, assim como as novas tecnologias e afectam todas as áreas da sociedade, principalmente a da comunicação, onde é mais visível o uso da Internet, permitindo um fluxo e troca de ideias e informações entre outras, sem critérios, sendo a informação que chega, chega sempre em primeiro lugar, e tem como consequência, entraves à resolução das/os
situações/problemas… tendo apenas como factor de limitação a barreira linguística.
Tal como no passado, dentro de poucos anos, esta tecnologia que existe hoje, será ultrapassada pela que se adivinha de fibra ótica, a nanotecnologia e por outras que ainda não têm nome.
Esta nova era tecnológica, irá impor novos meios essenciais ao desenvolvimento da sociedade capitalista.
Esta máxima, continua actual:
… Guerra de audiências… os jornais caíram no sensacionalismo,… exploração do sentimento,... como, uma técnica de vendas.
… cujo único objectivo é obter o máximo de lucro … independentemente da forma. … subvertidos,… Imprensa jornalismo… objectivo já não é informar… é entreter e vender.
-Passou-se de uma sociedade do ser, em que o ser humano era considerado pelas suas capacidades e virtudes, para uma sociedade do ter, do poder, onde o capital é rei e senhor.
Mass+Media
Os Mass Média
O que dizer sobre o impacto dos Mass Media na sociedade globalizante é simples.
E vendo TV, usando Internet, lendo jornais, ouvindo rádio, entre outros meios de comunicação
O mundo se torna numa “aldeia global”.
Os Mass Media aos poucos foram evoluindo ao longo dos tempos e apesar dos meios serem poucos a informação ia chegando a toda ou quase toda a população, porque nem todas as pessoas sabiam ler naquela altura, ou tinha pouco puder de compra. No entanto, o povo ia adquirindo cada vez mais informação.
No passar do tempo os Mass Media foram-se alastrando cada vez mais, que hoje em dia e muito difícil passar sem eles. A TV, Rádio, Internet, jornal, entre outros meios de comunicação, já chegaram nas zonas com menos conhecimento tecnológico e informatizado.
A TV e vista muito mais por antena parabólica nas zonas de difícil rede, Rádio, o Jornal esta nas bancas todos os dias. Mas sim o impacto da Mass Media na sociedade está a ser inovador, porque já se sabe duma notícia de ontem logo hoje de manhã, isso e muito bom e cada vez irá ficar melhor como se vê nos olhos da sociedade.
Com os Mass Media, é possível que politicamente o povo adquira e ajude no regime político do país.Com a publicidade que hoje em dia se vê por ai, desde cartazes, via carro microfone, panfletos e a ajuda preciosa do povo, principalmente dos jovens, que sem eles nada feito.
Nisso tudo adquiro que os Mass Media são o ponto de viragem do século, para mais informação sobre o mundo, sobre o mundo, tudo sobre tudo.
O que dizer sobre o impacto dos Mass Media na sociedade globalizante é simples.
E vendo TV, usando Internet, lendo jornais, ouvindo rádio, entre outros meios de comunicação
O mundo se torna numa “aldeia global”.
Os Mass Media aos poucos foram evoluindo ao longo dos tempos e apesar dos meios serem poucos a informação ia chegando a toda ou quase toda a população, porque nem todas as pessoas sabiam ler naquela altura, ou tinha pouco puder de compra. No entanto, o povo ia adquirindo cada vez mais informação.
No passar do tempo os Mass Media foram-se alastrando cada vez mais, que hoje em dia e muito difícil passar sem eles. A TV, Rádio, Internet, jornal, entre outros meios de comunicação, já chegaram nas zonas com menos conhecimento tecnológico e informatizado.
A TV e vista muito mais por antena parabólica nas zonas de difícil rede, Rádio, o Jornal esta nas bancas todos os dias. Mas sim o impacto da Mass Media na sociedade está a ser inovador, porque já se sabe duma notícia de ontem logo hoje de manhã, isso e muito bom e cada vez irá ficar melhor como se vê nos olhos da sociedade.
Com os Mass Media, é possível que politicamente o povo adquira e ajude no regime político do país.Com a publicidade que hoje em dia se vê por ai, desde cartazes, via carro microfone, panfletos e a ajuda preciosa do povo, principalmente dos jovens, que sem eles nada feito.
Nisso tudo adquiro que os Mass Media são o ponto de viragem do século, para mais informação sobre o mundo, sobre o mundo, tudo sobre tudo.
A actualização do computador
A actualização do computador
Será que a nossa geração sobrevivia sem a utilização do computador?
Será que um dia vamos apenas ser marionetas de um software ou hardware?
Será que….
Tantas perguntas que podiam ser feitas e muitas ninguém sabe responder. O computador faz hoje parte das nossas vidas, principalmente para os mais novos com os jogos, salas de chat, sites para sacar músicas, filmes, etc…
Se queremos ir ao médico, marcamos na agenda digital, se queremos uma reunião marcamos numa agenda digital e não há forma de nos esquecermos, pois simplesmente sincronizamos com o telemóvel ou enviamos via sms e tudo será lembrado a seu tempo. Facilita-nos a vida com a sua capacidade de armazenagem e processamento e dificulta-nos a vida se avaria. Facilita porque andar connosco e dificulta se alguém o leva sem falar com o dono com toda a nossa vida lá dentro.
Nos dias que correm tudo é informatizado. Vamos à oficina e o mecânico liga o computador e um dia vamos ao médico e ele liga-nos ao computador para saber porque dói o dedo mindinho. Enfim, somos informático dependentes. Mas, se olharmos bem para o mundo que nos rodeia, chegamos à conclusão que não necessitamos nem de metade do que temos. Quando éramos novos, sim novos, e brincava-mos na rua com os nossos amigos e curtíamos à brava a jogar à bola, ao guelas, ao espeta ou à carica. Meu Deus, belos tempos. E hoje? As crianças vêm da escola e ligam-se de imediato no Messenger para falar com o amigo que está do outro lado do mundo. Não sai de casa, não brinca e não sabe sequer o que é um peão. Será bom ou mau tornar as crianças de hoje em simples crianças que vão à discoteca e passam por marginais aos olhos dos mais velhos ou, passam mais de metade da infância deles em frente a um monitor que lhes tira o que de bom tem a infância e os torna em exploradores de um mundo virtual? E onde está a agenda que se utilizava no bolso da camisa que servia para apontar as nossas idas ao médico e para marcar as reuniões?
Passamos a andar com um palmtop ou com um portátil e a olhar por cima do ombro para ver quem é que nos o quer levar. Pois é bem verdade, destruímos muitas árvores para obter o papel, mas também é verdade que o computador vai para o lixo e não é biodegradável. Quando vamos à oficina, encontramos um mecânico, porque não são precisos mais, pois o computador faz o diagnóstico do carro. Então e onde está o mecânico que troca uma bobine em vez de quatro? Sim, porque as outras três estão boas, mas o computador não quer saber disso, são as quatro que leva e mais nada.
O computador foi sem dúvida o maior invento de todos os tempos, mas a realidade é que cada vez dependemos mais e mais dessa caixa de circuitos, que nos facilita e ao mesmo tempo nos dificulta a vida. Será que o Matrix é uma premonição do que nos vai acontecer no futuro? Vamos acreditar que as máquinas foram inventadas para nos poupar e que chegamos à velhice felizes e contentes com o aquilo que fizemos e não para fazer com que tenhamos ficado sem nada para fazer., pois o CPU faz tudo e tirou-nos o emprego, a vida social, o tempo e o mais importante que é a nossa família.
Será que a nossa geração sobrevivia sem a utilização do computador?
Será que um dia vamos apenas ser marionetas de um software ou hardware?
Será que….
Tantas perguntas que podiam ser feitas e muitas ninguém sabe responder. O computador faz hoje parte das nossas vidas, principalmente para os mais novos com os jogos, salas de chat, sites para sacar músicas, filmes, etc…
Se queremos ir ao médico, marcamos na agenda digital, se queremos uma reunião marcamos numa agenda digital e não há forma de nos esquecermos, pois simplesmente sincronizamos com o telemóvel ou enviamos via sms e tudo será lembrado a seu tempo. Facilita-nos a vida com a sua capacidade de armazenagem e processamento e dificulta-nos a vida se avaria. Facilita porque andar connosco e dificulta se alguém o leva sem falar com o dono com toda a nossa vida lá dentro.
Nos dias que correm tudo é informatizado. Vamos à oficina e o mecânico liga o computador e um dia vamos ao médico e ele liga-nos ao computador para saber porque dói o dedo mindinho. Enfim, somos informático dependentes. Mas, se olharmos bem para o mundo que nos rodeia, chegamos à conclusão que não necessitamos nem de metade do que temos. Quando éramos novos, sim novos, e brincava-mos na rua com os nossos amigos e curtíamos à brava a jogar à bola, ao guelas, ao espeta ou à carica. Meu Deus, belos tempos. E hoje? As crianças vêm da escola e ligam-se de imediato no Messenger para falar com o amigo que está do outro lado do mundo. Não sai de casa, não brinca e não sabe sequer o que é um peão. Será bom ou mau tornar as crianças de hoje em simples crianças que vão à discoteca e passam por marginais aos olhos dos mais velhos ou, passam mais de metade da infância deles em frente a um monitor que lhes tira o que de bom tem a infância e os torna em exploradores de um mundo virtual? E onde está a agenda que se utilizava no bolso da camisa que servia para apontar as nossas idas ao médico e para marcar as reuniões?
Passamos a andar com um palmtop ou com um portátil e a olhar por cima do ombro para ver quem é que nos o quer levar. Pois é bem verdade, destruímos muitas árvores para obter o papel, mas também é verdade que o computador vai para o lixo e não é biodegradável. Quando vamos à oficina, encontramos um mecânico, porque não são precisos mais, pois o computador faz o diagnóstico do carro. Então e onde está o mecânico que troca uma bobine em vez de quatro? Sim, porque as outras três estão boas, mas o computador não quer saber disso, são as quatro que leva e mais nada.
O computador foi sem dúvida o maior invento de todos os tempos, mas a realidade é que cada vez dependemos mais e mais dessa caixa de circuitos, que nos facilita e ao mesmo tempo nos dificulta a vida. Será que o Matrix é uma premonição do que nos vai acontecer no futuro? Vamos acreditar que as máquinas foram inventadas para nos poupar e que chegamos à velhice felizes e contentes com o aquilo que fizemos e não para fazer com que tenhamos ficado sem nada para fazer., pois o CPU faz tudo e tirou-nos o emprego, a vida social, o tempo e o mais importante que é a nossa família.
A comunicação
A evolução dos meios de comunicação veio alterar literalmente a nossa vida económica, financeira e cultural, influenciando os novos estilos de vida, novos hábitos e novos valores, criando assim novos padrões culturais.
Os mass media são muito importantes para o desenvolvimento cultural dos indivíduos como por exemplo, hábitos, aquisição do conhecimento e informação.
Os meios de comunicação mais importantes são a rádio, jornal o cinema e a imprensa que surgiram no início do século XX, ainda no mesmo século, mas mais tarde, surge a televisão e a internet.
A televisão como meio de comunicação tem sofrido grandes alterações, cada vez mais aperfeiçoadas, sendo um veículo de informação muito importante para todas as idades.
Os telemóveis são outro meio de comunicação cada vez mais sofisticado e mais rápido na transmissão da comunicação. A rádio que nos pode fornecer as notícias de acontecimentos dos momentos. Música e novos conhecimentos.
A internet que veio mudar o mundo, hoje em dia, é indispensável em quase todos os tipos de trabalhos, por exemplo na área de medicina, bancos, jornalismo nas escolas e até na política.
Com a melhoria da condição de vida da população a imprensa tornou-se mais acessível e mais barata de forma a estar ao alcance da maioria da população.
Num modo geral os meios de comunicação (rádio, televisão, jornais, revistas, etc), sofreram grandes alterações, pois começaram a utilizar histórias sensacionalistas, títulos bombásticos e fotografias chocantes com um único objectivo de adquirir lucros e adesão do público.
Contudo, com a comunicação surgiu a publicidade e a propaganda política, para convencer e manipular a opinião pública. Também se verifica uma grande guerra de audiência e cada vez mais a publicidade leva as pessoas a adquirir determinados produtos que por vez são supérfluos ou inúteis.
Em termos gerais os meios de comunicação são vantajosos por aquilo que já foi referido anteriormente. No entanto podem ser meios perigosos, especialmente para a população jovem , todos os dias se vê nos jornais e revistas crianças e jovens que são enganados e manipulados através da internet, onde surgem muitas vezes abusos sexuais. Os jovens cada vez mais utilizam a internet e as mensagens escritas no telemóvel, este uso excessivo leva a que os jovens se habituem a ter uma linguagem/escrita que não é correcta, perdendo-se um pouco o português correcto, tendo mesmo dificuldades em escreverem sem abreviaturas e trocas de letras. Também a informação por vezes é deturpada e nem sempre o que lá está escrito é o correcto.
Apesar de haver muito manipulação e deturpação da informação. É em grande parte positiva, pois é necessária em todos os tipos de trabalhos e em todo a parte do mundo.
Os mass media são muito importantes para o desenvolvimento cultural dos indivíduos como por exemplo, hábitos, aquisição do conhecimento e informação.
Os meios de comunicação mais importantes são a rádio, jornal o cinema e a imprensa que surgiram no início do século XX, ainda no mesmo século, mas mais tarde, surge a televisão e a internet.
A televisão como meio de comunicação tem sofrido grandes alterações, cada vez mais aperfeiçoadas, sendo um veículo de informação muito importante para todas as idades.
Os telemóveis são outro meio de comunicação cada vez mais sofisticado e mais rápido na transmissão da comunicação. A rádio que nos pode fornecer as notícias de acontecimentos dos momentos. Música e novos conhecimentos.
A internet que veio mudar o mundo, hoje em dia, é indispensável em quase todos os tipos de trabalhos, por exemplo na área de medicina, bancos, jornalismo nas escolas e até na política.
Com a melhoria da condição de vida da população a imprensa tornou-se mais acessível e mais barata de forma a estar ao alcance da maioria da população.
Num modo geral os meios de comunicação (rádio, televisão, jornais, revistas, etc), sofreram grandes alterações, pois começaram a utilizar histórias sensacionalistas, títulos bombásticos e fotografias chocantes com um único objectivo de adquirir lucros e adesão do público.
Contudo, com a comunicação surgiu a publicidade e a propaganda política, para convencer e manipular a opinião pública. Também se verifica uma grande guerra de audiência e cada vez mais a publicidade leva as pessoas a adquirir determinados produtos que por vez são supérfluos ou inúteis.
Em termos gerais os meios de comunicação são vantajosos por aquilo que já foi referido anteriormente. No entanto podem ser meios perigosos, especialmente para a população jovem , todos os dias se vê nos jornais e revistas crianças e jovens que são enganados e manipulados através da internet, onde surgem muitas vezes abusos sexuais. Os jovens cada vez mais utilizam a internet e as mensagens escritas no telemóvel, este uso excessivo leva a que os jovens se habituem a ter uma linguagem/escrita que não é correcta, perdendo-se um pouco o português correcto, tendo mesmo dificuldades em escreverem sem abreviaturas e trocas de letras. Também a informação por vezes é deturpada e nem sempre o que lá está escrito é o correcto.
Apesar de haver muito manipulação e deturpação da informação. É em grande parte positiva, pois é necessária em todos os tipos de trabalhos e em todo a parte do mundo.
A evolução dos meios de comunicação
Com o aparecimento das novas sociedades de consumo, características do século XX, a evolução dos meios de comunicação cresceu rapidamente e influenciou, positiva ou negativamente, dependendo do ponto de vista de cada indivíduo, os costumes, as tradições, a gastronomia, a arquitectura, entre outros aspectos… Enfim, tudo ou quase tudo, pode mudar.
Cada um de nós, independentemente da idade, da raça ou do sexo, é livre para aderir ao que os meios de comunicação divulgam, sem, no entanto, perder a sua própria identidade e sentido crítico. Todavia, determinados tipos de público são mais susceptíveis às menagens que são veiculadas pelos media , nomeadamente as crianças, visto que são um público alvo bastante delicado, porque ainda não possuem espírito crítico. Assim como os idosos, pois são aqueles que menos aderem por serem a faixa etária que revela maiores dificuldades no manuseamento das novas TIC (tecnologias de informação e comunicação), como por exemplo: os telemóveis e a Internet.
Por seu lado, os indivíduos mais informados (pais, netos, professores, educadores…) têm o dever e/ou obrigação de ajudar e alertar os públicos atrás mencionados para os perigos/riscos ou, então, os benefícios provenientes dos novos meios de comunicação.
Trabalho realizado por Patrícia Melo.
Cada um de nós, independentemente da idade, da raça ou do sexo, é livre para aderir ao que os meios de comunicação divulgam, sem, no entanto, perder a sua própria identidade e sentido crítico. Todavia, determinados tipos de público são mais susceptíveis às menagens que são veiculadas pelos media , nomeadamente as crianças, visto que são um público alvo bastante delicado, porque ainda não possuem espírito crítico. Assim como os idosos, pois são aqueles que menos aderem por serem a faixa etária que revela maiores dificuldades no manuseamento das novas TIC (tecnologias de informação e comunicação), como por exemplo: os telemóveis e a Internet.
Por seu lado, os indivíduos mais informados (pais, netos, professores, educadores…) têm o dever e/ou obrigação de ajudar e alertar os públicos atrás mencionados para os perigos/riscos ou, então, os benefícios provenientes dos novos meios de comunicação.
Trabalho realizado por Patrícia Melo.
Carrapichana
Esta é uma daquelas histórias que nos deliciam nas tertúlias familiares e que no caso dizem respeito à dificuldade de estabelecer um contacto telefónico na década de sessenta.
Conta o meu sogro, nascido no lugar de Freixo da Serra, concelho de Gouveia, mas que desde criança morava no Bairro Alto, que quando ia à terra era quase tão complicado telefonar como lá chegar, tamanhas eram as dificuldade para conseguir uma ligação telefónica.
Ora para ligar ao Freixo da Serra, os procedimentos eram os seguintes:
Em primeiro lugar, tinha de fazer uma ligação, para uma localidade de nome, Carrapichana, e só o nome já é curioso. Na Carrapichana, havia sempre uma senhora de voz de afável, a quem era pedido o favor de “Carrapichana, ligue-me a Melo”, não confundam o nome da localidade com o meu apelido, pois qualquer semelhança é pura coincidência. Melo, é uma freguesia do concelho de Gouveia e que fica próximo do Freixo da Serra, localidade de onde o meu sogro é natural e que nos tempos de jovem passava as suas férias escolares, na companhia da avó.
“Carrapichana, Ligue-me a Melo”, só depois é que a chamada era passada para o Freixo. Imagine-se na década de sessenta em que não eram todas as casas que tinham telefone, o tempo que se esperava, para concretizar uma chamada. Eram minutos de espera infindáveis. Nos tempos que correm, perdemos a noção do tempo e questionamos como é que num tão curto espaço de tempo, as telecomunicações evoluíram tanto.
Como nota final, conto-vos que a questão do “Carrapichana, ligue-me a Melo”, só ficou para mim clara, há relativamente pouco tempo, pois também eu pensava que ao pedir à senhora telefonista da Carrapichana para ligar a Melo, estavam justamente a pedir para ligar à pessoa de apelido Melo e não à localidade de nome Melo, de onde seria transferida a chamada para o Freixo da Serra, destino final da chamada.
No final de contas fiquei a perceber que a ligação telefónica, ainda era mais complexa do que eu inicialmente julgava e que entre pedidos de ligação e esperas podia demorar cerca de duas horas, para finalmente conseguir falar com o destinatário.
A evoluir desta forma, dentro de cinquenta anos como serão as telecomunicações? Viremos nós que nos julgamos na vanguarda uns verdadeiros objectos históricos?
Até ver, viva os telemóveis e os SMS!
Conta o meu sogro, nascido no lugar de Freixo da Serra, concelho de Gouveia, mas que desde criança morava no Bairro Alto, que quando ia à terra era quase tão complicado telefonar como lá chegar, tamanhas eram as dificuldade para conseguir uma ligação telefónica.
Ora para ligar ao Freixo da Serra, os procedimentos eram os seguintes:
Em primeiro lugar, tinha de fazer uma ligação, para uma localidade de nome, Carrapichana, e só o nome já é curioso. Na Carrapichana, havia sempre uma senhora de voz de afável, a quem era pedido o favor de “Carrapichana, ligue-me a Melo”, não confundam o nome da localidade com o meu apelido, pois qualquer semelhança é pura coincidência. Melo, é uma freguesia do concelho de Gouveia e que fica próximo do Freixo da Serra, localidade de onde o meu sogro é natural e que nos tempos de jovem passava as suas férias escolares, na companhia da avó.
“Carrapichana, Ligue-me a Melo”, só depois é que a chamada era passada para o Freixo. Imagine-se na década de sessenta em que não eram todas as casas que tinham telefone, o tempo que se esperava, para concretizar uma chamada. Eram minutos de espera infindáveis. Nos tempos que correm, perdemos a noção do tempo e questionamos como é que num tão curto espaço de tempo, as telecomunicações evoluíram tanto.
Como nota final, conto-vos que a questão do “Carrapichana, ligue-me a Melo”, só ficou para mim clara, há relativamente pouco tempo, pois também eu pensava que ao pedir à senhora telefonista da Carrapichana para ligar a Melo, estavam justamente a pedir para ligar à pessoa de apelido Melo e não à localidade de nome Melo, de onde seria transferida a chamada para o Freixo da Serra, destino final da chamada.
No final de contas fiquei a perceber que a ligação telefónica, ainda era mais complexa do que eu inicialmente julgava e que entre pedidos de ligação e esperas podia demorar cerca de duas horas, para finalmente conseguir falar com o destinatário.
A evoluir desta forma, dentro de cinquenta anos como serão as telecomunicações? Viremos nós que nos julgamos na vanguarda uns verdadeiros objectos históricos?
Até ver, viva os telemóveis e os SMS!
Crónica sobre a morte de Michael Jackson
Morreu o Rei do Pop, mas até podia ser do OMO! Afinal, branco mais branco não podia haver!
Eram cerca das 23:30 de Quinta-feira, 25 Junho 2009, e depois de mais um dia de trabalho, esperava pelas últimas notícias para me pôr a par da actualidade, quando começa a passar em rodapé a notícia: “Informação ainda não confirmada dá conta que Michael Jackson terá morrido, devido a paragem cardíaca”. Informo a minha mulher, da notícia, e começo a fazer zapping pelos canais noticiosos, nacionais e internacionais, e todos eles diziam o mesmo!
Obviamente não era a notícia que estava à espera, mas essas, bem podia esperar, porque o resto da noite foi dedicada ao Rei da Pop. A verdade é que não consegui ficar indiferente, não porque seja grande fã, mas porque quer se goste ou não, ninguém fica indiferente, à notícia de que um dos maiores artistas do século XX, estava morto!
Podemos dizer que a personagem era polémica, pelas acusações de pedofilia, por não ter tido infância e se julgar, vá lá, um Peter Pan com o seu rancho Neverland, onde ao que se diz abusaria de menores, por ter feito múltiplas operações plásticas que para além dos traços faciais lhe mudaram a cor da pele, pois, o “homem” nasceu negro e acabou por morrer branco.
A verdade é que até na morte, está a ser polémico, por ainda não se saber exactamente a verdadeira causa da sua morte, supostamente uma dose de morfina em excesso, mas também porque se fala que terá deixado dívidas astronómicas que rondam os 500 milhões de dólares Americanos, aproximadamente 350 milhões de Euros!!!
Não podemos, contudo, esquecer que Michael Jackson foi um angariador de verbas para a luta contra a pobreza em África, a obra do artista e a influência que teve nas gerações que lhe sucederam, pois afinal as pessoas passam e a obra fica e a de Michael Jackson é inegavelmente de qualidade e intemporal.
Para terminar, deixo excertos de algumas das mais conhecidas músicas do artista, que penso valer a pena comparar com a sua vida (Black or White), pelo momento da notícia da sua morte (Thriller) e até por aquilo que se fala e falará após a sua morte (Bad).
Black or White
“Não se trata de raças,Apenas lugares, rostos,De onde vem o teu sangue, é onde fica o teu lugarEu já vi o brilhante ficar mais opacoEu não vou passar a minha vida a ser uma cor…
Não importa se tu és preto ou branco…”
Thriller
“É quase meia-noiteE algo maligno espreita no escuroSob a luz da luaTens uma visão que quase pára o teu coraçãoTentas gritarMas o terror toma o som antes de o fazeresComeças a congelarEnquanto o horror te olha bem nos olhosEstás paralisado!...”
Bad
“Bem, eles dizem que o céu é o limiteE para mim é realmente verdadeMas tu ainda não viste nadaEspere até eu o atravessar…”
O Rei morreu, viva o Rei !
Eram cerca das 23:30 de Quinta-feira, 25 Junho 2009, e depois de mais um dia de trabalho, esperava pelas últimas notícias para me pôr a par da actualidade, quando começa a passar em rodapé a notícia: “Informação ainda não confirmada dá conta que Michael Jackson terá morrido, devido a paragem cardíaca”. Informo a minha mulher, da notícia, e começo a fazer zapping pelos canais noticiosos, nacionais e internacionais, e todos eles diziam o mesmo!
Obviamente não era a notícia que estava à espera, mas essas, bem podia esperar, porque o resto da noite foi dedicada ao Rei da Pop. A verdade é que não consegui ficar indiferente, não porque seja grande fã, mas porque quer se goste ou não, ninguém fica indiferente, à notícia de que um dos maiores artistas do século XX, estava morto!
Podemos dizer que a personagem era polémica, pelas acusações de pedofilia, por não ter tido infância e se julgar, vá lá, um Peter Pan com o seu rancho Neverland, onde ao que se diz abusaria de menores, por ter feito múltiplas operações plásticas que para além dos traços faciais lhe mudaram a cor da pele, pois, o “homem” nasceu negro e acabou por morrer branco.
A verdade é que até na morte, está a ser polémico, por ainda não se saber exactamente a verdadeira causa da sua morte, supostamente uma dose de morfina em excesso, mas também porque se fala que terá deixado dívidas astronómicas que rondam os 500 milhões de dólares Americanos, aproximadamente 350 milhões de Euros!!!
Não podemos, contudo, esquecer que Michael Jackson foi um angariador de verbas para a luta contra a pobreza em África, a obra do artista e a influência que teve nas gerações que lhe sucederam, pois afinal as pessoas passam e a obra fica e a de Michael Jackson é inegavelmente de qualidade e intemporal.
Para terminar, deixo excertos de algumas das mais conhecidas músicas do artista, que penso valer a pena comparar com a sua vida (Black or White), pelo momento da notícia da sua morte (Thriller) e até por aquilo que se fala e falará após a sua morte (Bad).
Black or White
“Não se trata de raças,Apenas lugares, rostos,De onde vem o teu sangue, é onde fica o teu lugarEu já vi o brilhante ficar mais opacoEu não vou passar a minha vida a ser uma cor…
Não importa se tu és preto ou branco…”
Thriller
“É quase meia-noiteE algo maligno espreita no escuroSob a luz da luaTens uma visão que quase pára o teu coraçãoTentas gritarMas o terror toma o som antes de o fazeresComeças a congelarEnquanto o horror te olha bem nos olhosEstás paralisado!...”
Bad
“Bem, eles dizem que o céu é o limiteE para mim é realmente verdadeMas tu ainda não viste nadaEspere até eu o atravessar…”
O Rei morreu, viva o Rei !
A evolução dos meios de comunicação na sociedade de massas
Com o aparecimento das novas sociedade de consumo, características do século XX, os meios de comunicação de massa, que se deveriam afirmar como independentes, na informação, e ter como principal objectivo informar a população, estão cada vez mais sujeitos a interesses económicos e políticos. Um exemplo disso é a excessiva publicidade, a escassez de programas culturais e excesso de programas violentos com o único objectivo de obter mais audiências, no caso da televisão.
Por exemplo, no caso das crianças, podemos considerar que os meios de massas, como é o caso da Internet, podem ter benefícios, na sua educação. Estes meios, podem permitir-lhes ter conhecimentos para além daqueles que teriam acesso no caso de não serem utilizadas as novas TIC (tecnologias de informação e comunicação), mas deverão ser sempre vigiados por adultos conhecedores destas tecnologias por forma a que, uma ferramenta, por tudo aquilo que tem de útil, não seja utilizada por tudo aquilo que não interessa e que está igualmente à distância de um click, pois sabemos que, as crianças adoptam comportamentos violentos baseados no que vêem na televisão e que lhes é, igualmente, permitido tirar da Internet. É-lhes dada a conhecer uma realidade muito violenta, e que não corresponde à verdade, sabemos que a violência existe, que faz parte da sociedade, mas, ao contrário do que os meios de comunicação de massa induzem às crianças, a violência não é aceitável.
Outra faixa etária a ter em conta, são os idosos, devido ao facto de serem aqueles que menos aderem às novas TIC, nomeadamente Internet, e que pelo facto de consumirem mais informação televisiva, que como falei anteriormente é cada vez de menor qualidade, com cada vez menos horas diárias de informação, em canal aberto, em detrimento de programas de entretenimento e telenovelas, estão mais sujeitos a ter a informação que lhes chega como verídica, o que sabemos que nem sempre é verdade.
Podemos, portanto, concluir que, cada vez mais os meios de comunicação são utilizados como instrumentos manipuladores da população, em que nós que os consumimos, devemos sempre ter a atenção de filtrar essa mesma informação transmitida, por forma de aquilatar dos seus riscos ou benefícios.
Por exemplo, no caso das crianças, podemos considerar que os meios de massas, como é o caso da Internet, podem ter benefícios, na sua educação. Estes meios, podem permitir-lhes ter conhecimentos para além daqueles que teriam acesso no caso de não serem utilizadas as novas TIC (tecnologias de informação e comunicação), mas deverão ser sempre vigiados por adultos conhecedores destas tecnologias por forma a que, uma ferramenta, por tudo aquilo que tem de útil, não seja utilizada por tudo aquilo que não interessa e que está igualmente à distância de um click, pois sabemos que, as crianças adoptam comportamentos violentos baseados no que vêem na televisão e que lhes é, igualmente, permitido tirar da Internet. É-lhes dada a conhecer uma realidade muito violenta, e que não corresponde à verdade, sabemos que a violência existe, que faz parte da sociedade, mas, ao contrário do que os meios de comunicação de massa induzem às crianças, a violência não é aceitável.
Outra faixa etária a ter em conta, são os idosos, devido ao facto de serem aqueles que menos aderem às novas TIC, nomeadamente Internet, e que pelo facto de consumirem mais informação televisiva, que como falei anteriormente é cada vez de menor qualidade, com cada vez menos horas diárias de informação, em canal aberto, em detrimento de programas de entretenimento e telenovelas, estão mais sujeitos a ter a informação que lhes chega como verídica, o que sabemos que nem sempre é verdade.
Podemos, portanto, concluir que, cada vez mais os meios de comunicação são utilizados como instrumentos manipuladores da população, em que nós que os consumimos, devemos sempre ter a atenção de filtrar essa mesma informação transmitida, por forma de aquilatar dos seus riscos ou benefícios.
A minha visão sobre os computadores e a sua utilização pessoal e social, as vantagens e desvantagens.
O computador presentemente, para mim, não tem muitas vantagens, na minha vida profissional não utilizo, mas no curso que estou a frequentar na Tecnoforma é muito útil para, os trabalhos dos módulos que são apresentados através do computador.
O computador, hoje em dia é muito importante, tem muitas vantagens, diria mesmo, que é indispensável em muitos sectores profissionais, como na medicina para analisarem vírus, fazer exames a doenças complexas, em laboratórios fazendo medicamentos, e estudos para novos medicamentos. Também são utilizados nos bancos, tornando o serviço mais rápido e eficiente.
As pessoas utilizam a computador para tudo: falarem uns com os outros, para marcar encontros, férias, para jogarem, ver filmes, ouvir música, fazerem transferências bancárias, ver televisão e tantas outras coisas.
Mas o computador tem as suas desvantagens, as pessoas deixaram de comunicar pessoalmente, algumas falam a través do computador e não sabem quem está do outro lado.
O computador tornou-se numa máquina indispensável, num veiculo rápido de comunicação e num acessório prático de se utilizar.
O computador presentemente, para mim, não tem muitas vantagens, na minha vida profissional não utilizo, mas no curso que estou a frequentar na Tecnoforma é muito útil para, os trabalhos dos módulos que são apresentados através do computador.
O computador, hoje em dia é muito importante, tem muitas vantagens, diria mesmo, que é indispensável em muitos sectores profissionais, como na medicina para analisarem vírus, fazer exames a doenças complexas, em laboratórios fazendo medicamentos, e estudos para novos medicamentos. Também são utilizados nos bancos, tornando o serviço mais rápido e eficiente.
As pessoas utilizam a computador para tudo: falarem uns com os outros, para marcar encontros, férias, para jogarem, ver filmes, ouvir música, fazerem transferências bancárias, ver televisão e tantas outras coisas.
Mas o computador tem as suas desvantagens, as pessoas deixaram de comunicar pessoalmente, algumas falam a través do computador e não sabem quem está do outro lado.
O computador tornou-se numa máquina indispensável, num veiculo rápido de comunicação e num acessório prático de se utilizar.
“A influência dos Mass Média na Sociedade”
"Mass media" é uma palavra inglesa que significa intermediário ou suporte de massas.
"Os "mass media" são ao mesmo tempo, canais de difusão e meios de expressão, que se dirigem não a um indivíduo personalizado mas a um "público-alvo" definido por características sócio-económicas e culturais, em que todos os receptores são anónimos.
Os vários meios de comunicação: o cinema, a rádio, a televisão, a imprensa, o livro (com algumas reservas), a publicidade mural são "mass media".
Nas sociedades actuais, estes meios de comunicação em massa, têm grande poder de persuasão, tentam influenciar os indivíduos no sentido de igualar as reacções e a conduta, mas também podem levar o indivíduo, subjectivamente, a emitir a sua própria opinião.
Contudo, a experiência mediatizada, atinge a todos de forma indirecta, pois mostra na mídia o facto ocorrido, tornando-o conhecido por todos, o que reflectirá no seu quotidiano.
A informação transmitida tem duas vertentes: a positiva e a negativa, porém, a que mais me preocupa é sem dúvida, a negativa.
Já não nos bastam os problemas do dia-a-dia e o stress emocional, surgem ainda as influências dos Mass Media, por vezes mais maléficas que benéficas.
Cito por exemplo as crianças, que na sua pequenez e inocência, não possuem preconceitos, não atribuem estereótipos a pessoas ou grupos, são animadas e brincam com qualquer pessoa. Ao entrar num infantário, podemos observar o modo como brincam umas com as outras, independentemente da cor, cultura, crença, etc.
Com o passar do tempo e com a integração nos meios sociais e aprendizagens parentais, elas vão-se definindo, através de uma mistura de influências, entre as quais se destacam de modo subversivo as dos mass media.
Entram na geração do stress, imitam os seus actores favoritos na sua série predilecta, tomando-os como ídolos. Alguns conseguem ultrapassar este tipo de influências, considerando-as mais tarde como “ tolices”. Outros porém, passam a não distinguir a diferença entre a realidade e a série preferida, começando a viver a sua vida, à semelhança da realidade irreal dos programas televisivos.
Certos adolescentes, também podem vir a tomar muitas atitudes negativas, parcialmente influenciados pelos mass media, desde o consumo de drogas e álcool, à construção de imagens e ideais a atingir, podendo mesmo alguns a passar a ter distúrbios psicológicos e que por vezes, se tornam em casos irreversíveis.
Infelizmente, muitos indivíduos (os mais ingénuos e susceptíveis de manipulação), são fortemente contaminados, pelo sensalionalismo do ter e poder, em vez do ser, através da influência exercida pelos mass media.
"Mass media" é uma palavra inglesa que significa intermediário ou suporte de massas.
"Os "mass media" são ao mesmo tempo, canais de difusão e meios de expressão, que se dirigem não a um indivíduo personalizado mas a um "público-alvo" definido por características sócio-económicas e culturais, em que todos os receptores são anónimos.
Os vários meios de comunicação: o cinema, a rádio, a televisão, a imprensa, o livro (com algumas reservas), a publicidade mural são "mass media".
Nas sociedades actuais, estes meios de comunicação em massa, têm grande poder de persuasão, tentam influenciar os indivíduos no sentido de igualar as reacções e a conduta, mas também podem levar o indivíduo, subjectivamente, a emitir a sua própria opinião.
Contudo, a experiência mediatizada, atinge a todos de forma indirecta, pois mostra na mídia o facto ocorrido, tornando-o conhecido por todos, o que reflectirá no seu quotidiano.
A informação transmitida tem duas vertentes: a positiva e a negativa, porém, a que mais me preocupa é sem dúvida, a negativa.
Já não nos bastam os problemas do dia-a-dia e o stress emocional, surgem ainda as influências dos Mass Media, por vezes mais maléficas que benéficas.
Cito por exemplo as crianças, que na sua pequenez e inocência, não possuem preconceitos, não atribuem estereótipos a pessoas ou grupos, são animadas e brincam com qualquer pessoa. Ao entrar num infantário, podemos observar o modo como brincam umas com as outras, independentemente da cor, cultura, crença, etc.
Com o passar do tempo e com a integração nos meios sociais e aprendizagens parentais, elas vão-se definindo, através de uma mistura de influências, entre as quais se destacam de modo subversivo as dos mass media.
Entram na geração do stress, imitam os seus actores favoritos na sua série predilecta, tomando-os como ídolos. Alguns conseguem ultrapassar este tipo de influências, considerando-as mais tarde como “ tolices”. Outros porém, passam a não distinguir a diferença entre a realidade e a série preferida, começando a viver a sua vida, à semelhança da realidade irreal dos programas televisivos.
Certos adolescentes, também podem vir a tomar muitas atitudes negativas, parcialmente influenciados pelos mass media, desde o consumo de drogas e álcool, à construção de imagens e ideais a atingir, podendo mesmo alguns a passar a ter distúrbios psicológicos e que por vezes, se tornam em casos irreversíveis.
Infelizmente, muitos indivíduos (os mais ingénuos e susceptíveis de manipulação), são fortemente contaminados, pelo sensalionalismo do ter e poder, em vez do ser, através da influência exercida pelos mass media.
“A importância do computador na Sociedade”
O computador, é hoje em dia, um dos meios tecnológicos mais utilizado em vários sectores, no quotidiano dos cidadãos.
No mundo em que vivemos, passamos por diversas transformações sociais, culturais e até então tecnológicas.
Temos a necessidade de acompanhar essas evoluções, uma vez que as mesmas são de total importância para o progresso de um indivíduo numa sociedade.
Os computadores são utilizados, pela administração pública, empresas, famílias e indivíduos em geral.
A vantagem da difusão das TIC, contribuiu para simplificar processos administrativos e proporcionar a redução de certos custos que lhe estão associados. Contribuiu também, para a agilização do relacionamento com os cidadãos e empresas.
A rápida difusão das TIC (tecnologias da informação e comunicação) veio exercer mutações no modo de vida das sociedades e assumir elevada importância na vida colectiva e individual.
Com o passar dos anos, vemos a tecnologia ganhar cada vez mais espaço no mundo. Hoje, grande parte das coisas que possuímos, adquirimos através dela.
O uso dos computadores está cada vez mais presente nas superfícies comerciais, indústrias, agricultura... No entanto, não tão presente nas escolas.
A educação não pode ficar de lado, já que sabemos que um indivíduo precisa dela para a sua formação, sendo essa formação de real importância, devendo ser integral e preparatória para a sua vida.
O computador, é hoje em dia, um dos meios tecnológicos mais utilizado em vários sectores, no quotidiano dos cidadãos.
No mundo em que vivemos, passamos por diversas transformações sociais, culturais e até então tecnológicas.
Temos a necessidade de acompanhar essas evoluções, uma vez que as mesmas são de total importância para o progresso de um indivíduo numa sociedade.
Os computadores são utilizados, pela administração pública, empresas, famílias e indivíduos em geral.
A vantagem da difusão das TIC, contribuiu para simplificar processos administrativos e proporcionar a redução de certos custos que lhe estão associados. Contribuiu também, para a agilização do relacionamento com os cidadãos e empresas.
A rápida difusão das TIC (tecnologias da informação e comunicação) veio exercer mutações no modo de vida das sociedades e assumir elevada importância na vida colectiva e individual.
Com o passar dos anos, vemos a tecnologia ganhar cada vez mais espaço no mundo. Hoje, grande parte das coisas que possuímos, adquirimos através dela.
O uso dos computadores está cada vez mais presente nas superfícies comerciais, indústrias, agricultura... No entanto, não tão presente nas escolas.
A educação não pode ficar de lado, já que sabemos que um indivíduo precisa dela para a sua formação, sendo essa formação de real importância, devendo ser integral e preparatória para a sua vida.
Os mass media têm vindo a influenciar todo o sistema de vida das populações através da imensa comunicação, informação, feita pela televisão, rádio, jornais, telemóveis e Internet. Influenciaram a economia, com uma maior rapidez, na troca de produtos entre os países. Também teve influência nas culturas dos povos, difundindo-as, tudo isto porque temos acesso muito fácil à informação de outros países, através da Internet e televisão.
Podemos facilmente comunicar com outra pessoa que está do outro lado do mundo através da Internet ou do telemóvel. Tudo isto aproxima cada vez mais as pessoas.
No entanto, é importante pensar bem na influência negativa que os meios de comunicação podem trazer, como provocar gastos excessivos comprando coisas que não precisamos, induzindo as crianças com brinquedos e outros produtos publicitados, para fazerem com que os pais gastem dinheiro comprando esses produtos. Estes meios também influenciaram a escrita através dos telemóveis, abreviando ao máximo as frases trocando palavras por uma só letra.
Com tudo isto os media impulsionaram a sociedade capitalista e o consumo em massa, porque o objectivo já não é de informar mas de entreter, vender. A sociedade passou a ser um alvo fácil para os capitalistas, onde só o poder e o dinheiro conta.
Estamos no tempo da globalização. Será bom! Será mau! Só o tempo o dirá.
Podemos facilmente comunicar com outra pessoa que está do outro lado do mundo através da Internet ou do telemóvel. Tudo isto aproxima cada vez mais as pessoas.
No entanto, é importante pensar bem na influência negativa que os meios de comunicação podem trazer, como provocar gastos excessivos comprando coisas que não precisamos, induzindo as crianças com brinquedos e outros produtos publicitados, para fazerem com que os pais gastem dinheiro comprando esses produtos. Estes meios também influenciaram a escrita através dos telemóveis, abreviando ao máximo as frases trocando palavras por uma só letra.
Com tudo isto os media impulsionaram a sociedade capitalista e o consumo em massa, porque o objectivo já não é de informar mas de entreter, vender. A sociedade passou a ser um alvo fácil para os capitalistas, onde só o poder e o dinheiro conta.
Estamos no tempo da globalização. Será bom! Será mau! Só o tempo o dirá.
corram pela vossa saúde...
O que afecta mais a juventude de hoje em dia?
Sim, é isso mesmo que está a pensar, a Obesidade.
Hoje em dia é muito difícil ver uma mãe ou um pai a dizer “NÃO” a um filho em questão a alimentação. Quando eles dizem “EU QUERO” os pais dizem “TUDO BEM”, mas esquecem que só os vai prejudicar mais tarde, não há nada melhor que a comida caseira, pois sabemos bem o que estamos a comer.
A Obesidade, não e só a fast food que ajuda, mas sim também a falta de exercício físico. Assim como a preguiça e falta de incentivo dos pais.
Os Pais são um ponto forte nisso, ao mostrar aos filhos uma alimentação equilibrada e cheia de vitaminas e a incentivar que eles façam mais exercício físico e que não estejam a maior parte dos seus tempos livres em casa a jogar computador. Devem também comer menos fastfood. Vamos lá apoiar os jovens a fazer mais desporto e incentivá-los a fazer uma boa alimentação.
Não se esqueçam que a obesidade traz muitos problemas cardíacos, psicológicos, entre outros muito bem piores como principalmente a MORTE. Isso depende dos pais e principalmente dos filhos e da própria juventude de hoje.
Vamos combater a OBESIDADE .
Carlos Bengaló
Sim, é isso mesmo que está a pensar, a Obesidade.
Hoje em dia é muito difícil ver uma mãe ou um pai a dizer “NÃO” a um filho em questão a alimentação. Quando eles dizem “EU QUERO” os pais dizem “TUDO BEM”, mas esquecem que só os vai prejudicar mais tarde, não há nada melhor que a comida caseira, pois sabemos bem o que estamos a comer.
A Obesidade, não e só a fast food que ajuda, mas sim também a falta de exercício físico. Assim como a preguiça e falta de incentivo dos pais.
Os Pais são um ponto forte nisso, ao mostrar aos filhos uma alimentação equilibrada e cheia de vitaminas e a incentivar que eles façam mais exercício físico e que não estejam a maior parte dos seus tempos livres em casa a jogar computador. Devem também comer menos fastfood. Vamos lá apoiar os jovens a fazer mais desporto e incentivá-los a fazer uma boa alimentação.
Não se esqueçam que a obesidade traz muitos problemas cardíacos, psicológicos, entre outros muito bem piores como principalmente a MORTE. Isso depende dos pais e principalmente dos filhos e da própria juventude de hoje.
Vamos combater a OBESIDADE .
Carlos Bengaló
“ A Geração Aflita”
Em Portugal, inúmeros adolescentes e jovens da geração actual, sofrem de problemas intestinais. Uma equipa de investigadores manifestou-se surpreendida pela indiferença dos pais, desta “geração aflita”, perante este fenómeno. Pelo que consta nos autos, os Técnicos de saúde acham que já deveriam ter exigido a criação de uma comissão de saúde, só para estudar o caso.
A ausência de um estudo aprofundado, não permite avançar dados concretos sobre tal problema, mas sabe-se que tais perturbações, tiveram o seu início em indivíduos do sexo feminino e só depois contagiou os do sexo masculino, desta geração.
A origem deste surto, ainda não está determinada, porém, os investigadores não descartam a hipótese MC Donalds, culpando o consumo excessivo dos cheeseburguers, batatas fritas e Coca-Cola. Os meninos que deveriam ficar em casa sentados no sofá a ver TV, passam mais tempo nos cinemas e as pipocas, podem dar-lhes também, cabo da saúde.
A maior parte desta geração actual, à qual chamamos “Geração aflita”, usa as calças descaídas, quase até ao joelho, deixando as cuecas e os boxes a descoberto. A princípio, pensou-se que se tratava de uma moda e o caso foi remetido à psiquiatria, esclareceu um investigador. Só depois se pensou na hipótese de “ dor crónica na barriga”. Por isso, esta geração baixa as calças por não as aguentar na cintura e por se tratar de um reflexo preventivo provocado pelos distúrbios que sentem. Eles estão sempre muito aflitos, coitadinhos, e precisam de ajuda.
Agora pergunto: que geração é esta afinal? Geração rasca? Ah, nada disso, essa já passou à história. Foram considerados de geração rasca, mas na verdade, foram uma geração de visionários. Souberam transformar a expressão “Quem tem Cu tem Medo” em “Quem mostra o Cu tem consciência política”.
Hoje, a geração actual não é rasca e muito menos visionária, mas sim “a geração aflita” por ter voltado a subverter a expressão, mudando-a para:
“ Quem mostra o Cu está na moda”.
Em Portugal, inúmeros adolescentes e jovens da geração actual, sofrem de problemas intestinais. Uma equipa de investigadores manifestou-se surpreendida pela indiferença dos pais, desta “geração aflita”, perante este fenómeno. Pelo que consta nos autos, os Técnicos de saúde acham que já deveriam ter exigido a criação de uma comissão de saúde, só para estudar o caso.
A ausência de um estudo aprofundado, não permite avançar dados concretos sobre tal problema, mas sabe-se que tais perturbações, tiveram o seu início em indivíduos do sexo feminino e só depois contagiou os do sexo masculino, desta geração.
A origem deste surto, ainda não está determinada, porém, os investigadores não descartam a hipótese MC Donalds, culpando o consumo excessivo dos cheeseburguers, batatas fritas e Coca-Cola. Os meninos que deveriam ficar em casa sentados no sofá a ver TV, passam mais tempo nos cinemas e as pipocas, podem dar-lhes também, cabo da saúde.
A maior parte desta geração actual, à qual chamamos “Geração aflita”, usa as calças descaídas, quase até ao joelho, deixando as cuecas e os boxes a descoberto. A princípio, pensou-se que se tratava de uma moda e o caso foi remetido à psiquiatria, esclareceu um investigador. Só depois se pensou na hipótese de “ dor crónica na barriga”. Por isso, esta geração baixa as calças por não as aguentar na cintura e por se tratar de um reflexo preventivo provocado pelos distúrbios que sentem. Eles estão sempre muito aflitos, coitadinhos, e precisam de ajuda.
Agora pergunto: que geração é esta afinal? Geração rasca? Ah, nada disso, essa já passou à história. Foram considerados de geração rasca, mas na verdade, foram uma geração de visionários. Souberam transformar a expressão “Quem tem Cu tem Medo” em “Quem mostra o Cu tem consciência política”.
Hoje, a geração actual não é rasca e muito menos visionária, mas sim “a geração aflita” por ter voltado a subverter a expressão, mudando-a para:
“ Quem mostra o Cu está na moda”.
Crónica
«O Futebol Português»
Um clube, cujo presidente é acusado de corrupção activa sagrou-se campeão frente a uma equipa em que os seus jogadores até têm os salários em atraso. Só no futebol português!
Há países em que o futebol é dar pontapés numa bola. É uma tristeza, mas não é o caso do futebol português, pois além dos jogadores a correr atrás de uma bola, parece que a tristeza corre atrás de um bilhete grátis. É preciso perceber muito de leis para entender o futebol português. Eu que sou uma pobre ignorante, faltam-me muitos conhecimentos para entender.
Falta-me também conhecimentos de português. O presidente da liga de clubes, Hermínio Loureiro cuja eleição foi apoiada por Pinto da Costa há algum tempo, prometeu celeridade a lidar com este caso, baseado em escutas telefónicas que se conhecem, também há algum tempo. Celeridade Votem bem, foi a frase que Hermínio Loureiro utilizou na campanha.
Eu pensava que celeridade significava rapidez, mas afinal significa 14 meses.
«O Futebol Português»
Um clube, cujo presidente é acusado de corrupção activa sagrou-se campeão frente a uma equipa em que os seus jogadores até têm os salários em atraso. Só no futebol português!
Há países em que o futebol é dar pontapés numa bola. É uma tristeza, mas não é o caso do futebol português, pois além dos jogadores a correr atrás de uma bola, parece que a tristeza corre atrás de um bilhete grátis. É preciso perceber muito de leis para entender o futebol português. Eu que sou uma pobre ignorante, faltam-me muitos conhecimentos para entender.
Falta-me também conhecimentos de português. O presidente da liga de clubes, Hermínio Loureiro cuja eleição foi apoiada por Pinto da Costa há algum tempo, prometeu celeridade a lidar com este caso, baseado em escutas telefónicas que se conhecem, também há algum tempo. Celeridade Votem bem, foi a frase que Hermínio Loureiro utilizou na campanha.
Eu pensava que celeridade significava rapidez, mas afinal significa 14 meses.
Fala barato
Que dizer da pessoa que não sabe o que escrever, fala, fala e não diz nada, ou melhor não escreve nada. Repete-se e não sai nada. Eu quero dizer alguma coisa, mas não tenho ideia do que possa escrever. E escrevo, escrevo e não escrevo nada. As ideias escasseiam. Não me ocorre nada para escrever, devo brincar com alguma coisa, melhor dizendo tenho criticar algo, mas não consigo fazê-lo.
Estou a ficar cansada e ainda não escrevi nada, gostava de ter alguma ideia mas nada consigo. Ah! Com isto consegui escrever um discurso político. Eles também fazem grandes discursos e não dizem nada, não fazem nada, será que tenho alguma veia política e não sabia?!
Estou a ficar cansada e ainda não escrevi nada, gostava de ter alguma ideia mas nada consigo. Ah! Com isto consegui escrever um discurso político. Eles também fazem grandes discursos e não dizem nada, não fazem nada, será que tenho alguma veia política e não sabia?!
Importância dos meios de comunicação
A escrita foi, durante muito tempo, a principal tecnologia intelectual de armazenamento e divulgação das ideias, mas, ainda não satisfeito, o homem continuou a sonhar com outras formas de comunicação que o aproximassem mais facilmente de outras culturas e divulgassem o saber produzido com maior rapidez e amplitude. O homem procurava conquistar um meio mais rápido de comunicação, e dedicou-se a aperfeiçoar os meios de que dispunha para diminuir a barreira da distância e do tempo, solucionar o problema da velocidade, pois somente após horas, dias, semanas é que a mensagem escrita no papel chegava às mãos do destinatário.
Um novo marco na história das comunicações estabeleceu-se com a invenção do rádio. Este tinha possibilidades de alcance muito maiores e chegava mais rapidamente que qualquer outra media, principalmente em áreas cujo público letrado era bastante reduzido. O rádio, explorando a oralidade e a ideia da transmissão ao vivo, entrou facilmente nos lares. Como sua forma de transmissão e recepção necessitava apenas de uma estação emissora e aparelhos de recebimento, a mensagem podia chegar facilmente às pessoas, inicialmente em suas casas e, mais tarde, com o surgimento de aparelhos portáteis, a qualquer parte onde esse aparelho fosse levado. Com o rádio, desenvolveu-se toda uma técnica de comunicação sonora em que o ouvinte era envolvido por uma série de recursos que o levam a viver virtualmente (recorrendo ao seu imaginário) uma situação proposta, como, por exemplo, nas peças de teatro ou novelas transmitidas radiofonicamente. Os efeitos utilizados para simular chuvas, trovoadas, incêndios e toda uma infinidade de ruídos tinham como finalidade reproduzir uma cena real.Popularizou-se na década de 70 a televisão. A partir de então, não só a palavra em forma de som poderia viajar pelo espaço, também a imagem em simultâneo o podia fazer. É uma forma de comunicação em que a palavra passa a dividir espaço com a imagem. A informação, além de ser falada, pode ser lida, vista, interpretada pelo receptor. A visão, sentido tão privilegiado na nova cultura, passa a ser o centro de explorações. Para o telespectador, assistir ao noticiário na televisão possui outro significado, há uma relação visual com quem
Um novo marco na história das comunicações estabeleceu-se com a invenção do rádio. Este tinha possibilidades de alcance muito maiores e chegava mais rapidamente que qualquer outra media, principalmente em áreas cujo público letrado era bastante reduzido. O rádio, explorando a oralidade e a ideia da transmissão ao vivo, entrou facilmente nos lares. Como sua forma de transmissão e recepção necessitava apenas de uma estação emissora e aparelhos de recebimento, a mensagem podia chegar facilmente às pessoas, inicialmente em suas casas e, mais tarde, com o surgimento de aparelhos portáteis, a qualquer parte onde esse aparelho fosse levado. Com o rádio, desenvolveu-se toda uma técnica de comunicação sonora em que o ouvinte era envolvido por uma série de recursos que o levam a viver virtualmente (recorrendo ao seu imaginário) uma situação proposta, como, por exemplo, nas peças de teatro ou novelas transmitidas radiofonicamente. Os efeitos utilizados para simular chuvas, trovoadas, incêndios e toda uma infinidade de ruídos tinham como finalidade reproduzir uma cena real.Popularizou-se na década de 70 a televisão. A partir de então, não só a palavra em forma de som poderia viajar pelo espaço, também a imagem em simultâneo o podia fazer. É uma forma de comunicação em que a palavra passa a dividir espaço com a imagem. A informação, além de ser falada, pode ser lida, vista, interpretada pelo receptor. A visão, sentido tão privilegiado na nova cultura, passa a ser o centro de explorações. Para o telespectador, assistir ao noticiário na televisão possui outro significado, há uma relação visual com quem
mass media
MASS MEDIA
Os “Mass Media” têm cada vez mais influência no nosso dia-a-dia, bem como na sociedade, devido às concentrações da população nos grandes centros urbanos, que contribuíram para o desenvolvimento dos meios de comunicação, bem como os meios de comunicação contribuíram para o desenvolvimento da população, tanto a nível de informação como de conhecimento geral, pois tornaram-se mais acessíveis a todos nomeadamente os que não tinham tanto acesso nem meios para os obter.
Em conclusão ambos contribuíram de uma maneira bonéfica, sendo o resultado positivo tanto a nível cultural como económico, pois deu-se um desenvolvimento na sociedade a todos os níveis.
O desenvolvimento dos meios de comunicação, como por exemplo a televisão e mais tarde o telemóvel e a internet nem sempre foram positivos, uma vez que a sociedade perdeu certos valores pelo quais se regia.
Na minha opinião, cabe a cada um de nós educar-se a si próprio e proteger-se contra o bombardeamento constante de conteúdos supérfluos, consumistas e fúteis a que somos sujeitos no dia-a-dia, conteúdos esses que permitimos que entrem em nossas casas.
Embora tenham alguma importância, poucos se aproveitam para ter alguma informação séria, conhecimento ou entretenimento.
Os “Mass Media” têm cada vez mais influência no nosso dia-a-dia, bem como na sociedade, devido às concentrações da população nos grandes centros urbanos, que contribuíram para o desenvolvimento dos meios de comunicação, bem como os meios de comunicação contribuíram para o desenvolvimento da população, tanto a nível de informação como de conhecimento geral, pois tornaram-se mais acessíveis a todos nomeadamente os que não tinham tanto acesso nem meios para os obter.
Em conclusão ambos contribuíram de uma maneira bonéfica, sendo o resultado positivo tanto a nível cultural como económico, pois deu-se um desenvolvimento na sociedade a todos os níveis.
O desenvolvimento dos meios de comunicação, como por exemplo a televisão e mais tarde o telemóvel e a internet nem sempre foram positivos, uma vez que a sociedade perdeu certos valores pelo quais se regia.
Na minha opinião, cabe a cada um de nós educar-se a si próprio e proteger-se contra o bombardeamento constante de conteúdos supérfluos, consumistas e fúteis a que somos sujeitos no dia-a-dia, conteúdos esses que permitimos que entrem em nossas casas.
Embora tenham alguma importância, poucos se aproveitam para ter alguma informação séria, conhecimento ou entretenimento.
Os miúdos de hoje
CRÓNICA
Será possível uma criança de 4 anos bater numa Educadora?
Pois bem, esta situação passou-se num Centro Paroquial, em que, em vez de ser a educadora a pôr ordem na sala de aula é uma criança de 4 anos que põe a sala em revolução. Será isto normal? Será que não se consegue educar os miúdos dos tempos de hoje? Temos que viver sobre as ordens deles?
A maioria das crianças não sabem o que são regras, quais são os limites. Quando são confrontados com os mesmos tornam-se violentos, agressivos e revoltados.
O papel da educadora é ensinar estes miúdos a terem regras, saberem quais são os seus limites e não se deixarem levar pelos jogos destes miúdos de hoje. Em vez disso, vão fazer queixas aos seus superiores, para que esses miúdos revoltados sejam transferidos.
É esta a atitude certa a tomar?
Será possível uma criança de 4 anos bater numa Educadora?
Pois bem, esta situação passou-se num Centro Paroquial, em que, em vez de ser a educadora a pôr ordem na sala de aula é uma criança de 4 anos que põe a sala em revolução. Será isto normal? Será que não se consegue educar os miúdos dos tempos de hoje? Temos que viver sobre as ordens deles?
A maioria das crianças não sabem o que são regras, quais são os limites. Quando são confrontados com os mesmos tornam-se violentos, agressivos e revoltados.
O papel da educadora é ensinar estes miúdos a terem regras, saberem quais são os seus limites e não se deixarem levar pelos jogos destes miúdos de hoje. Em vez disso, vão fazer queixas aos seus superiores, para que esses miúdos revoltados sejam transferidos.
É esta a atitude certa a tomar?
Importância dos computadores.
Importância dos Computadores
Hoje em dia somos confrontados com as tecnologias da informação e comunicação e a sua contínua evolução, as suas vantagens e as suas desvantagens. Tenho que concordar que nos tempos que correm é bastante útil ter algum conhecimento nesta área.
Em quase todas as profissões os computadores são uma preciosa ajuda, um instrumento de trabalho indispensável.
Por exemplo, no meu caso, é uma ferramenta muito útil, uma vez que é necessário para se efectuarem as encomendas, para se verificarem os stocks, para se efectuarem as devoluções, entre outras coisas.
Mas não só nos empregos as novas tecnologias são úteis; graças a essa espantosa “invenção”, a Internet, já é possível ver-se filmes, ouvir-se músicas e videoclips, falar com familiares e amigos que se encontram longe, já para não falar que sem sair do nosso sofá podemos fazer compras de supermercado sem termos que estar horas infinitas nas filas. De igual modo, hoje em dia, nas escolas o acesso às crianças é mais facilitado, algo que pessoalmente acho bastante vantajoso e proveitoso, uma vez que estas, com o contacto com a Internet e as suas diversas funções se tornam mais interessadas e desenvolvem bastantes capacidades.
Mas como existem inúmeras vantagens, também estas maravilhosas máquinas tem o seu lado menos bom, sendo para mim o mais preocupante, o facto de as crianças terem acesso facilitado a todo o tipo de sites, havendo assim muita exposição por parte destas e, como infelizmente neste mundo existem pessoas capazes de lhes fazerem mal é preocupante. Também o facto de existirem inúmeras redes sociais como o hi5, orkut, entre outros, onde não só as crianças como qualquer tipo de pessoa expõe demasiado a sua vida.
Outro dos problemas aliado aos computadores é a existência de piratas informáticos que ao terem acesso às contas bancárias e não só criam graves problemas.
Em suma, como em tudo no mundo, os computadores também não são perfeitos. Mas uma coisa é certa: é necessário continuar a apostar nesta área e nas pessoas para que toda a gente tenha acesso a esta uma vez que cada vez mais vivemos numa sociedade informatizada.
Irina Oliveira
19/03/09
Hoje em dia somos confrontados com as tecnologias da informação e comunicação e a sua contínua evolução, as suas vantagens e as suas desvantagens. Tenho que concordar que nos tempos que correm é bastante útil ter algum conhecimento nesta área.
Em quase todas as profissões os computadores são uma preciosa ajuda, um instrumento de trabalho indispensável.
Por exemplo, no meu caso, é uma ferramenta muito útil, uma vez que é necessário para se efectuarem as encomendas, para se verificarem os stocks, para se efectuarem as devoluções, entre outras coisas.
Mas não só nos empregos as novas tecnologias são úteis; graças a essa espantosa “invenção”, a Internet, já é possível ver-se filmes, ouvir-se músicas e videoclips, falar com familiares e amigos que se encontram longe, já para não falar que sem sair do nosso sofá podemos fazer compras de supermercado sem termos que estar horas infinitas nas filas. De igual modo, hoje em dia, nas escolas o acesso às crianças é mais facilitado, algo que pessoalmente acho bastante vantajoso e proveitoso, uma vez que estas, com o contacto com a Internet e as suas diversas funções se tornam mais interessadas e desenvolvem bastantes capacidades.
Mas como existem inúmeras vantagens, também estas maravilhosas máquinas tem o seu lado menos bom, sendo para mim o mais preocupante, o facto de as crianças terem acesso facilitado a todo o tipo de sites, havendo assim muita exposição por parte destas e, como infelizmente neste mundo existem pessoas capazes de lhes fazerem mal é preocupante. Também o facto de existirem inúmeras redes sociais como o hi5, orkut, entre outros, onde não só as crianças como qualquer tipo de pessoa expõe demasiado a sua vida.
Outro dos problemas aliado aos computadores é a existência de piratas informáticos que ao terem acesso às contas bancárias e não só criam graves problemas.
Em suma, como em tudo no mundo, os computadores também não são perfeitos. Mas uma coisa é certa: é necessário continuar a apostar nesta área e nas pessoas para que toda a gente tenha acesso a esta uma vez que cada vez mais vivemos numa sociedade informatizada.
Irina Oliveira
19/03/09
who will dance...?
Por mais credíveis que sejam as fontes, há certas notícias em que demoramos a acreditar que sejam mesmo verdade. Começam pela incredulidade, passam para o choque, e terminam numa estranha sensação de vazio.
Não vivi os anos 80, que creio terem sido o auge do reinado de Michael Jackson, mas nasci na segunda metade destes; ao longo da minha infância, ainda era palpável o rasto da loucura que o homem deixou no mundo da música, e da pop, em particular. Loucura é mesmo o termo certo. Michael imprimia essa loucura nas multidões, em cada local por onde passava (deslizava), em cada passo de dança que inventava, em cada hit que compunha. Era daquelas figuras que faziam parte do imaginário universal, que eram conhecidas por todos em e qualquer parte do globo.
Polémicas e histórias mal contadas à parte, é importante desassociar o homem que foi da marca que deixou; creio não exagerar se disser que não houve, nem nunca haverá quem se lhe compare em termos de impacto mundial. Qualquer artista pop de sucesso que se preze, deve de alguma forma o seu sustento a MJ. Parte desse impacto provavelmente terá sido um dos causadores da sua ruína; o seu sucesso começou a ser construído ainda enquanto criança e, ao que parece, essa criança nunca teve tempo para crescer. É impossível imaginar a pressão a que esteve sujeito durante todos estes anos, e a tudo o que se tenha submetido para aguentá-la.
Nos últimos tempos, e para as gerações mais recentes, o nome Michael Jackson não significava nada, além de chacota. O Michael Jackson que o mundo aprendeu a idolatrar, já tinha partido há algum tempo. Acredito que muitos mantinham fé no seu improvável regresso, em grande. Ironicamente, esta partida constitui, de alguma forma, esse regresso; há bastante tempo que as suas músicas não passavam nas rádios e TV’s desta forma, e muito provavelmente os seus álbuns voltarão aos tops nas semanas que se seguem, com Thriller à cabeça. O tempo encarregar-se-á de julgar o seu lugar, e de dizer se Michael Jackson é realmente imortal. Who will dance, on the floor, in the round.
Não vivi os anos 80, que creio terem sido o auge do reinado de Michael Jackson, mas nasci na segunda metade destes; ao longo da minha infância, ainda era palpável o rasto da loucura que o homem deixou no mundo da música, e da pop, em particular. Loucura é mesmo o termo certo. Michael imprimia essa loucura nas multidões, em cada local por onde passava (deslizava), em cada passo de dança que inventava, em cada hit que compunha. Era daquelas figuras que faziam parte do imaginário universal, que eram conhecidas por todos em e qualquer parte do globo.
Polémicas e histórias mal contadas à parte, é importante desassociar o homem que foi da marca que deixou; creio não exagerar se disser que não houve, nem nunca haverá quem se lhe compare em termos de impacto mundial. Qualquer artista pop de sucesso que se preze, deve de alguma forma o seu sustento a MJ. Parte desse impacto provavelmente terá sido um dos causadores da sua ruína; o seu sucesso começou a ser construído ainda enquanto criança e, ao que parece, essa criança nunca teve tempo para crescer. É impossível imaginar a pressão a que esteve sujeito durante todos estes anos, e a tudo o que se tenha submetido para aguentá-la.
Nos últimos tempos, e para as gerações mais recentes, o nome Michael Jackson não significava nada, além de chacota. O Michael Jackson que o mundo aprendeu a idolatrar, já tinha partido há algum tempo. Acredito que muitos mantinham fé no seu improvável regresso, em grande. Ironicamente, esta partida constitui, de alguma forma, esse regresso; há bastante tempo que as suas músicas não passavam nas rádios e TV’s desta forma, e muito provavelmente os seus álbuns voltarão aos tops nas semanas que se seguem, com Thriller à cabeça. O tempo encarregar-se-á de julgar o seu lugar, e de dizer se Michael Jackson é realmente imortal. Who will dance, on the floor, in the round.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
