A actualização do computador
Será que a nossa geração sobrevivia sem a utilização do computador?
Será que um dia vamos apenas ser marionetas de um software ou hardware?
Será que….
Tantas perguntas que podiam ser feitas e muitas ninguém sabe responder. O computador faz hoje parte das nossas vidas, principalmente para os mais novos com os jogos, salas de chat, sites para sacar músicas, filmes, etc…
Se queremos ir ao médico, marcamos na agenda digital, se queremos uma reunião marcamos numa agenda digital e não há forma de nos esquecermos, pois simplesmente sincronizamos com o telemóvel ou enviamos via sms e tudo será lembrado a seu tempo. Facilita-nos a vida com a sua capacidade de armazenagem e processamento e dificulta-nos a vida se avaria. Facilita porque andar connosco e dificulta se alguém o leva sem falar com o dono com toda a nossa vida lá dentro.
Nos dias que correm tudo é informatizado. Vamos à oficina e o mecânico liga o computador e um dia vamos ao médico e ele liga-nos ao computador para saber porque dói o dedo mindinho. Enfim, somos informático dependentes. Mas, se olharmos bem para o mundo que nos rodeia, chegamos à conclusão que não necessitamos nem de metade do que temos. Quando éramos novos, sim novos, e brincava-mos na rua com os nossos amigos e curtíamos à brava a jogar à bola, ao guelas, ao espeta ou à carica. Meu Deus, belos tempos. E hoje? As crianças vêm da escola e ligam-se de imediato no Messenger para falar com o amigo que está do outro lado do mundo. Não sai de casa, não brinca e não sabe sequer o que é um peão. Será bom ou mau tornar as crianças de hoje em simples crianças que vão à discoteca e passam por marginais aos olhos dos mais velhos ou, passam mais de metade da infância deles em frente a um monitor que lhes tira o que de bom tem a infância e os torna em exploradores de um mundo virtual? E onde está a agenda que se utilizava no bolso da camisa que servia para apontar as nossas idas ao médico e para marcar as reuniões?
Passamos a andar com um palmtop ou com um portátil e a olhar por cima do ombro para ver quem é que nos o quer levar. Pois é bem verdade, destruímos muitas árvores para obter o papel, mas também é verdade que o computador vai para o lixo e não é biodegradável. Quando vamos à oficina, encontramos um mecânico, porque não são precisos mais, pois o computador faz o diagnóstico do carro. Então e onde está o mecânico que troca uma bobine em vez de quatro? Sim, porque as outras três estão boas, mas o computador não quer saber disso, são as quatro que leva e mais nada.
O computador foi sem dúvida o maior invento de todos os tempos, mas a realidade é que cada vez dependemos mais e mais dessa caixa de circuitos, que nos facilita e ao mesmo tempo nos dificulta a vida. Será que o Matrix é uma premonição do que nos vai acontecer no futuro? Vamos acreditar que as máquinas foram inventadas para nos poupar e que chegamos à velhice felizes e contentes com o aquilo que fizemos e não para fazer com que tenhamos ficado sem nada para fazer., pois o CPU faz tudo e tirou-nos o emprego, a vida social, o tempo e o mais importante que é a nossa família.
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário