quarta-feira, 8 de julho de 2009

Crónica sobre a morte de Michael Jackson

Morreu o Rei do Pop, mas até podia ser do OMO! Afinal, branco mais branco não podia haver!

Eram cerca das 23:30 de Quinta-feira, 25 Junho 2009, e depois de mais um dia de trabalho, esperava pelas últimas notícias para me pôr a par da actualidade, quando começa a passar em rodapé a notícia: “Informação ainda não confirmada dá conta que Michael Jackson terá morrido, devido a paragem cardíaca”. Informo a minha mulher, da notícia, e começo a fazer zapping pelos canais noticiosos, nacionais e internacionais, e todos eles diziam o mesmo!
Obviamente não era a notícia que estava à espera, mas essas, bem podia esperar, porque o resto da noite foi dedicada ao Rei da Pop. A verdade é que não consegui ficar indiferente, não porque seja grande fã, mas porque quer se goste ou não, ninguém fica indiferente, à notícia de que um dos maiores artistas do século XX, estava morto!
Podemos dizer que a personagem era polémica, pelas acusações de pedofilia, por não ter tido infância e se julgar, vá lá, um Peter Pan com o seu rancho Neverland, onde ao que se diz abusaria de menores, por ter feito múltiplas operações plásticas que para além dos traços faciais lhe mudaram a cor da pele, pois, o “homem” nasceu negro e acabou por morrer branco.
A verdade é que até na morte, está a ser polémico, por ainda não se saber exactamente a verdadeira causa da sua morte, supostamente uma dose de morfina em excesso, mas também porque se fala que terá deixado dívidas astronómicas que rondam os 500 milhões de dólares Americanos, aproximadamente 350 milhões de Euros!!!
Não podemos, contudo, esquecer que Michael Jackson foi um angariador de verbas para a luta contra a pobreza em África, a obra do artista e a influência que teve nas gerações que lhe sucederam, pois afinal as pessoas passam e a obra fica e a de Michael Jackson é inegavelmente de qualidade e intemporal.

Para terminar, deixo excertos de algumas das mais conhecidas músicas do artista, que penso valer a pena comparar com a sua vida (Black or White), pelo momento da notícia da sua morte (Thriller) e até por aquilo que se fala e falará após a sua morte (Bad).

Black or White
“Não se trata de raças,Apenas lugares, rostos,De onde vem o teu sangue, é onde fica o teu lugarEu já vi o brilhante ficar mais opacoEu não vou passar a minha vida a ser uma cor…
Não importa se tu és preto ou branco…”

Thriller
“É quase meia-noiteE algo maligno espreita no escuroSob a luz da luaTens uma visão que quase pára o teu coraçãoTentas gritarMas o terror toma o som antes de o fazeresComeças a congelarEnquanto o horror te olha bem nos olhosEstás paralisado!...”

Bad
“Bem, eles dizem que o céu é o limiteE para mim é realmente verdadeMas tu ainda não viste nadaEspere até eu o atravessar…”

O Rei morreu, viva o Rei !

Sem comentários:

Enviar um comentário