quarta-feira, 8 de julho de 2009

Importância dos Meios de Comunicação

A escrita foi, durante muito tempo, a principal tecnologia intelectual de armazenamento e divulgação das ideias, mas, ainda não satisfeito, o homem continuou a sonhar com outras formas de comunicação que o aproximassem mais facilmente de outras culturas e divulgassem o saber produzido com maior rapidez e amplitude. O homem procurava conquistar um meio mais rápido de comunicação, e dedicou-se a aperfeiçoar os meios de que dispunha para diminuir a barreira da distância e do tempo, solucionar o problema da velocidade, pois somente após horas, dias, semanas é que a mensagem escrita no papel chegava às mãos do destinatário.
Um novo marco na história das comunicações estabeleceu-se com a invenção do rádio. Este tinha possibilidades de alcance muito maiores e chegava mais rapidamente que qualquer outra media, principalmente em áreas cujo público letrado era bastante reduzido. O rádio, explorando a oralidade e a ideia da transmissão ao vivo, entrou facilmente nos lares. Como sua forma de transmissão e recepção necessitava apenas de uma estação emissora e aparelhos de recebimento, a mensagem podia chegar facilmente às pessoas, inicialmente em suas casas e, mais tarde, com o surgimento de aparelhos portáteis, a qualquer parte onde esse aparelho fosse levado. Com o rádio, desenvolveu-se toda uma técnica de comunicação sonora em que o ouvinte era envolvido por uma série de recursos que o levam a viver virtualmente (recorrendo ao seu imaginário) uma situação proposta, como, por exemplo, nas peças de teatro ou novelas transmitidas radiofonicamente. Os efeitos utilizados para simular chuvas, trovoadas, incêndios e toda uma infinidade de ruídos tinham como finalidade reproduzir uma cena real.
Popularizou-se na década de 70 a televisão. A partir de então, não só a palavra em forma de som poderia viajar pelo espaço, também a imagem em simultâneo o podia fazer. É uma forma de comunicação em que a palavra passa a dividir espaço com a imagem. A informação, além de ser falada, pode ser lida, vista, interpretada pelo receptor. A visão, sentido tão privilegiado na nova cultura, passa a ser o centro de explorações. Para o telespectador, assistir ao noticiário na televisão possui outro significado, há uma relação visual com quem transmite a informação, não é mais uma voz anónima ou um texto de alguém que não se pode imaginar quem seja. É uma pessoa que fala e se mostra a quem a assiste. A relação sujeito-transmissor-receptor mudou. O telespectador estreitou sua relação com o apresentador.
Com a evolução dos meios de comunicação o aparecimento da internet no final do século XX, ocorre o agrupamento de todas as tecnologias anteriores. Surge uma tecnologia mais eficaz, que oferece todas as possibilidades já exploradas na imprensa, no rádio, na televisão, a possibilidade de interacção e a velocidade com que tudo ocorre são inovadoras. O utilizador não fica restrito ao papel de receptor passivo, há a possibilidade de escolha, há decisões que podem ser tomadas. O volume de informações emitidas é maior, bem como a rapidez com que chegam aos lares, criando situações que as tecnologias anteriores não possibilitavam.
Pode-se ler o jornal de qualquer parte do mundo, assistir a uma entrevista, participar em conferências, ouvir músicas das mais longínquas regiões do planeta, trocar correspondências, ler, discutir, conversar, tudo em um único aparelho, uma “máquina comunicacional” chamada computador. Máquina que está conectada a milhares de outras, formando uma complexa rede, um Mundo por explorar.
Não há dúvida que a tecnologia é um avanço, mas a tecnologia embora seja positiva, não é perfeita. Exige igualmente uma maior necessidade da educação para os media. A globalização das redes de informação e dos serviços de comunicação e informação, trazem consigo uma enorme facilidade de acesso à informação e à comunicação, mas também novos riscos, como constantemente assistimos nas notícias que nos chegam diariamente, desde a duvidosa credibilidade da abundante informação disponibilizada pelos medis e a facilidade com que são deturpadas as informações.
Vivemos num Mundo mediático, em que o que é chocante ou bizarro, vende mais que a informação pura, sem floreados ou apresentação de factos fictícios e ilícitos.
Em suma os media com o poder que as novas tecnologias lhes deram, são a arma do século XXI, poderosa e nefasta se utilizada por pessoas sem escrúpulos.
Hoje estamos habituados a ver os julgamentos mediáticos diariamente e passivamente nos nossos lares, são como tribunais com leis próprias, e com sentenças por vezes fatais a quem fica emaranhado nas novelas por eles criadas.

Ultima edição da Taça

Ultima edição da taça Uefa
Pois é, caríssimos amigos, este ano foi excelentemente “fatal” para o “maior” Benfica, a contratação louca de jogadores aliciados para irem jogar para um dito clube com mística, foi o negócio da vida de Luís Filipe Vieira. Ora vejamos, começaram com a contratação de um técnico com o nome de Quique Flores! Ó meus amigos, um técnico com este nome incentiva qualquer adversário a ganhar!
Depois de terem emprestado o único jogador que poderia manter o respeito, claro que me estou a referir ao Zoro, a credibilidade de equipa viril, desvaneceu-se ao longo do penoso campeonato, deixando as competências da liga dos campeões a cargo de equipas como o Porto e Sporting. Resta-nos saber se numa próxima contratação não irá aparecer pelos lados da Luz, um tal de Robin Wood, para tentar roubar uns campeonatos ao Porto!
Mas o que ninguém reparou, foi que a FIFA anunciou o final da Taça UEFA , que era a esperança dos jogadores do Benfica se deslocarem de Avião! Convenhamos que isto não se faz a ninguém, muito menos a quem vem por engano.
Ainda a novela da época não começou, e os apelos em massa por um Santo Erickson eram mais que muitos, mas nem o santo os atendeu, preferindo cair do altar do que entrar na Luz novamente. Então Luís Filipe Vieira, mexeu uns cordelinhos e recorreu a uma identidade máxima Jesus. Pois é amigos, eles já pedem a intervenção divina para saírem da desgraça em que se encontram, mas no meu ver, mais uma vez não irá chegar, para o mal de dito clube, seria melhor contratarem o próprio Deus.
Mas eu aviso, e olhem que tenho razão, Portugal antes do fim da próxima temporada de futebol, vai converter-se ao Islamismo, é verdade, acreditem que daqui por poucos meses vão haver cerca de 6 milhões contra Jesus.

Tampão malandro

Nunca pensei que iria ter um momento diferente logo pelo início da tarde, numa empresa, à qual me desloquei por motivos profissionais, e onde sou tratado por toda a gente que lá trabalha como fazendo parte da mesma desde há já alguns anos. Devo dizer, que esta empresa tem gente bastante divertida e profissional.
Nesta empresa a cozinha é junto ao WC das senhoras, de modo que não existe qualquer privacidade na questão de se ter liberdade referente aos gases corporais acumulados.
Já tenho pensado! Como farão em ocasiões de aperto ou mesmo de descuido.
Ora, não querendo fugir ao que me propus relatar, estava eu a tomar um segundo café após o almoço na dita cozinha desta empresa com a Mariete, (que por sinal é boa como milho), quando repentinamente surge a Vitória, vinda do tal WC com algo na mão não perceptível àquela distância, e quando chega junto de mim olha nos meus olhos, e prontamente diz:
- Joaquim, você por acaso sabe que é isto?
Olhei, e respondi – sei, é um tampão íntimo de senhora usado em alturas mais críticas.
Rimo-nos.
Neste preciso momento, entra o João e fazemos-lhe a mesma pergunta, à qual ele olha, pega e com um ar aparvalhado, olhos arregalados, respondeu: -- não, não sei.
Pergunto-lhe -- mas tu não és casado?
A tua mulher não usa destes objectos? - Responde prontamente corado, desses cilindros ela não usa de certeza e nem sei para que servem.
É nesta altura que chega a dona do dito tampão (esta senhora é de idade e extrovertida) olha para o João (que nesta altura ainda tinha o tampão na mão) e pergunta-lhe:
- Que fazes com o meu tampão do Benfica na mão? Ó parvalhão!
Em uníssono explicamos à Palmira a situação.
Ela por sua vez sendo a matriarca, começa por explicar maliciosamente ao colega a funcionalidade da coisa, como a colocar, onde e quais os seus efeitos dentro do seu genital.
Naturalmente as minhas duas cabeças principais, (a pensante e a rebelde) não contando com as outras vinte, ao ouvir tal explicação tão maliciosamente contada e com todos os pormenores começam por ceder e vai daí cria-me um certo volumoso embaraço.
Moral da história
Se não queres ter destes embaraços tens duas soluções;
1º Não ouças a Palmira
2º Não vais aquela empresa
PS
(No caso de lá ires confirmar a história com a Palmira, amarra o rebelde agitador.)
“A importância do computador”

Qual a importância de ter um computador em casa nos dias de hoje, o resultado, revela uma “paixão” do computador, e que o seu papel é muito idêntico ao papel que a televisão tinha há alguns anos atrás, eu chamo-lhes de computo dependentes.
Na altura em que se vai comprar um computador existem vários factores a ter em conta, não são só as condições de acesso à informação, ou as ferramentas de comunicação, ou a diversão. O aspecto emocional também é muito fundamental, visto que não conseguem viver sem computador. Daí a ideia que o computador neste momento possui o papel que a televisão possuía há alguns anos atrás.
No momento em que se vai comprar o computador, na hora da decisão final, a decisão da compra é baseada principalmente na qualidade, na marca e no preço, o que na minha opinião não está muito correcto, penso que existem vários tipos, cada um deles tem uma finalidade diferente a dar ao seu computador, deveria primeiro ver quais as suas necessidades, e só depois comprar um computador, em vez de comprar algo que não lhe venha a dar o uso devido, ou seja, eu não comprava um Ferrari para o deixar na garagem.
Todas as pessoas mostram uma forte relação com a tecnologia, mas um dos principais motivos para obterem um computador, foi a Internet, eu também acho que um computador sem Internet é a mesma coisa que um jardim sem flores. “As horas de acesso são as horas pós laborais, ou seja, durante a noite, quando todos regressam a casa, quando a Maria está a fazer o jantar, o Manuel está sentado em frente ao computador durante uma média de 2h por dia, ou mesmo durante a madrugada enquanto a Maria vê as novelas… “
Isto mostra também que a maioria das pessoas, ao comprarem um computador, deveriam informar-se sobre o assunto com algum amigo, ou com alguém mais entendido, que o pudesse esclarecer de várias situações, mesmo para não ser “roubado” no momento da compra, é que as aparências iludem, e as pessoas têm a mania de comprar o que é bonito, ou porque também queria um, esquecendo-se do que é bom. O que a maioria das pessoas faz é pedir informações na própria loja, e claro os lojistas normalmente querem é vender, seja bom ou mau para eles não lhes interessa, interessa é vender.
Para terminar, digo que toda a sociedade actual não procura somente os chamados equipamentos básicos, o que quanto a mim é normal, depois de revelado que todos eles tinham uma forte ligação com a tecnologia, logicamente gostam é de ter a companhia do computador.
O mundo já não passa sem o computador, na verdade podia bem passar sem ele mas já não é a mesma coisa.
Ministro 'SS'

O sempre polémico Manuel Pinho desta vez não comenta, embora diga sempre qualquer coisa. O presidente do Governo Regional da Madeira esteve no Algarve e não perdeu oportunidade para falar do assunto do momento.

«Eu fiz dois voos, cheguei aqui, a Faro, liguei a televisão e não percebi nada. Uma história qualquer de gestos e eu a pensar deve ser hoje o dia da educação na Assembleia da República e foram uns meninos que foram lá e fizeram gestos malcriados, qualquer coisa esquisita que aconteceu», começou por dizer aos jornalistas, continuando a contar a sua visão da história.

«Vi o ministro 'SS' a dizer que pedia desculpa não sei de quê, e pensei: Mais uma trapalhada destes tipos. Mais tarde, depois do jantar, disseram-me que o ministro da Economia tinha sido demitido. E eu perguntei, porque foi demitido? E disseram-me, porque fez uns corninhos», gracejou.

Perguntaram-lhe se era algo que não se fizesse na Madeira:

«Nós na Assembleia Regional da Madeira, fazemos humor e sátira mas sempre de uma maneira que não leva à demissão, seja de quem for».

Mas será que o presidente do Governo Regional quer comentar?

É um ministro que não pretendo comentar, porque não fez nada de especial nestes anos todos. Assim não é por fazer uns corninhos que vou agora fazer comentários. Se fossemos a pô-los na rua pelo que fizeram e que não é digno, inclusivamente até instrumentalizar o Estado para fins partidários, então já deviam estar todos na rua há três anos».
Cá temos de novo o "grande democrata" Alberto João a dar lições...de verborreia. Enfim, o seu dia, há-de chegar. Chega a todos.

importancia dos meios de comunicação

A Evolução dos Meios de Comunicação na Sociedade de Massas”
A verdadeira evolução dos meios de comunicação começa no final do século XIX, princípio do séc. XX, era da Revolução Industrial.
Nesta época a tecnologia ainda era escassa, apenas existindo a imprensa, a rádio, e o telefone.
A Revolução Industrial, originou o êxodo populacional do campo para as cidades, este fenómeno junto com a estandardização, teve como consequência a diversidade de produtos, o abaixamento dos preços, dos bens existentes na época, a melhoria da qualidade de vida da população, o aparecimento da televisão e do cinema, uma maior divulgação dos mass média, divulgando as noticias mundiais possíveis, transmitindo maiores conhecimentos ao mundo, deixando este de ser um exclusivo das grandes elites.
Com o avanço da Revolução Industrial, o fim do Cash na bolsa de NY e da 2º Guerra Mundial (guerras/acelerador das tecnologias), realizou-se todo um processo evolutivo das novas tecnologias definindo uma relação entre os meios de comunicação e a sociedade da informação, e daí até aos nossos dias, houve uma evolução estrondosa e muito rápida das novas tecnologias em todas as áreas cientificas, completando-se com a globalização, que é um fenómeno capitalista e complexo, abrangendo a politica, a economia, a sociedade e a cultura.
A globalização, encontra-se em curso principalmente nos países desenvolvidos, assim como as novas tecnologias e afectam todas as áreas da sociedade, principalmente a da comunicação, onde é mais visível o uso da Internet, permitindo um fluxo e troca de ideias e informações entre outras, sem critérios, sendo a informação que chega, chega sempre em primeiro lugar, e tem como consequência, entraves à resolução das/os
situações/problemas… tendo apenas como factor de limitação a barreira linguística.
Tal como no passado, dentro de poucos anos, esta tecnologia que existe hoje, será ultrapassada pela que se adivinha de fibra ótica, a nanotecnologia e por outras que ainda não têm nome.
Esta nova era tecnológica, irá impor novos meios essenciais ao desenvolvimento da sociedade capitalista.
Esta máxima, continua actual:
… Guerra de audiências… os jornais caíram no sensacionalismo,… exploração do sentimento,... como, uma técnica de vendas.
… cujo único objectivo é obter o máximo de lucro … independentemente da forma. … subvertidos,… Imprensa jornalismo… objectivo já não é informar… é entreter e vender.
-Passou-se de uma sociedade do ser, em que o ser humano era considerado pelas suas capacidades e virtudes, para uma sociedade do ter, do poder, onde o capital é rei e senhor.

Mass+Media

Os Mass Média
O que dizer sobre o impacto dos Mass Media na sociedade globalizante é simples.
E vendo TV, usando Internet, lendo jornais, ouvindo rádio, entre outros meios de comunicação
O mundo se torna numa “aldeia global”.
Os Mass Media aos poucos foram evoluindo ao longo dos tempos e apesar dos meios serem poucos a informação ia chegando a toda ou quase toda a população, porque nem todas as pessoas sabiam ler naquela altura, ou tinha pouco puder de compra. No entanto, o povo ia adquirindo cada vez mais informação.
No passar do tempo os Mass Media foram-se alastrando cada vez mais, que hoje em dia e muito difícil passar sem eles. A TV, Rádio, Internet, jornal, entre outros meios de comunicação, já chegaram nas zonas com menos conhecimento tecnológico e informatizado.
A TV e vista muito mais por antena parabólica nas zonas de difícil rede, Rádio, o Jornal esta nas bancas todos os dias. Mas sim o impacto da Mass Media na sociedade está a ser inovador, porque já se sabe duma notícia de ontem logo hoje de manhã, isso e muito bom e cada vez irá ficar melhor como se vê nos olhos da sociedade.
Com os Mass Media, é possível que politicamente o povo adquira e ajude no regime político do país.Com a publicidade que hoje em dia se vê por ai, desde cartazes, via carro microfone, panfletos e a ajuda preciosa do povo, principalmente dos jovens, que sem eles nada feito.
Nisso tudo adquiro que os Mass Media são o ponto de viragem do século, para mais informação sobre o mundo, sobre o mundo, tudo sobre tudo.