A evolução dos meios de comunicação veio alterar literalmente a nossa vida económica, financeira e cultural, influenciando os novos estilos de vida, novos hábitos e novos valores, criando assim novos padrões culturais.
Os mass media são muito importantes para o desenvolvimento cultural dos indivíduos como por exemplo, hábitos, aquisição do conhecimento e informação.
Os meios de comunicação mais importantes são a rádio, jornal o cinema e a imprensa que surgiram no início do século XX, ainda no mesmo século, mas mais tarde, surge a televisão e a internet.
A televisão como meio de comunicação tem sofrido grandes alterações, cada vez mais aperfeiçoadas, sendo um veículo de informação muito importante para todas as idades.
Os telemóveis são outro meio de comunicação cada vez mais sofisticado e mais rápido na transmissão da comunicação. A rádio que nos pode fornecer as notícias de acontecimentos dos momentos. Música e novos conhecimentos.
A internet que veio mudar o mundo, hoje em dia, é indispensável em quase todos os tipos de trabalhos, por exemplo na área de medicina, bancos, jornalismo nas escolas e até na política.
Com a melhoria da condição de vida da população a imprensa tornou-se mais acessível e mais barata de forma a estar ao alcance da maioria da população.
Num modo geral os meios de comunicação (rádio, televisão, jornais, revistas, etc), sofreram grandes alterações, pois começaram a utilizar histórias sensacionalistas, títulos bombásticos e fotografias chocantes com um único objectivo de adquirir lucros e adesão do público.
Contudo, com a comunicação surgiu a publicidade e a propaganda política, para convencer e manipular a opinião pública. Também se verifica uma grande guerra de audiência e cada vez mais a publicidade leva as pessoas a adquirir determinados produtos que por vez são supérfluos ou inúteis.
Em termos gerais os meios de comunicação são vantajosos por aquilo que já foi referido anteriormente. No entanto podem ser meios perigosos, especialmente para a população jovem , todos os dias se vê nos jornais e revistas crianças e jovens que são enganados e manipulados através da internet, onde surgem muitas vezes abusos sexuais. Os jovens cada vez mais utilizam a internet e as mensagens escritas no telemóvel, este uso excessivo leva a que os jovens se habituem a ter uma linguagem/escrita que não é correcta, perdendo-se um pouco o português correcto, tendo mesmo dificuldades em escreverem sem abreviaturas e trocas de letras. Também a informação por vezes é deturpada e nem sempre o que lá está escrito é o correcto.
Apesar de haver muito manipulação e deturpação da informação. É em grande parte positiva, pois é necessária em todos os tipos de trabalhos e em todo a parte do mundo.
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário